Notícias

5 temas que você não pode falar em conversas profissionais

      
Fonte: Shutterstock
Fonte: Shutterstock

O networking é um componente básico para quem pretende ampliar os horizontes profissionais e alcançar o sucesso mais rapidamente. Para construir uma rede de contatos consolidada, é essencial saber quais pessoas devem fazer parte dela e, principalmente, saber o que dizer em encontros profissionais.

 

Leia também:
» Aprenda a ampliar seu network mesmo sendo uma pessoa introvertida
» As 5 principais características profissionais procuradas pelas grandes empresas
» Todas as notícias de Carreira

 

Com o objetivo de evitar que você estrague os contatos que já fez até o momento, confira quais temas você não pode falar durante uma conversa, visando manter sua reputação profissional:

 

1 - Política e atualidades

Esses temas costumam provocar debates inflamados e, por isso, o ambiente de trabalho não é adequado para tal. Se você entrar nesse assunto, tem muitas chances de ofender alguém e, consequentemente, perder um importante contato profissional.

Caso as pessoas com quem você se encontra entrarem nesse tema, o melhor a fazer é pedir licença para ir ao banheiro, tomar uma água ou atender o telefone. Assim, você evitará problemas com os colegas do ramo de trabalho.

 

2 - Vida pessoal

Algumas questões não devem ser partilhadas no ambiente de trabalho, como acontecimentos da sua vida pessoal. Evite ao máximo comentar sobre detalhes que não dizem respeito aos seus colegas. No entanto, se você for perguntado sobre alguma coisa, responda da maneira mais discreta possível ou, em casos extremos, diga que você prefere não entrar nesse tipo de assunto.

É muito importante que você seja lembrado pelas habilidades profissionais e pelos diferenciais que trouxe para a empresa e não pelos aspectos da sua vida pessoal. Você precisa saber separar bem os dois universos para não se complicar e perder contatos importantes.

 

3 - Reclamações sobre o emprego

O networking é essencial para facilitar seu desempenho no âmbito profissional, conseguindo auxílio quando necessário ou mesmo para ser contratado por uma nova empresa. No entanto, se você reclamar do seu emprego para essas pessoas, provavelmente será visto negativamente e terá menos oportunidades. Por mais que você não goste do cargo atual, tente procurar outro sem realizar críticas ao seu empregador, porque isso pode prejudicar seu futuro profissional.

 

4-  Tudo que você acha bobo

Durante uma conversa profissional, muitas vezes você não conhece bem seu interlocutor e, por isso, precisa tomar muito cuidado com o que fala. Se você começar a falar mal sobre determinado assunto que o outro é apaixonado pode ter grandes desentendimentos, prejudicando sua vida profissional. Deste modo, seja muito sensitivo e entenda o que você deve ou não falar.

 

5 - O quanto você costuma beber

Por mais que você tenha o hábito de beber substâncias alcoólicas, não é profissional dizer isso para os colegas de trabalho. Você não impressionará ninguém e, além de tudo, deixará uma péssima impressão para os colegas. Por isso, não comente nada sobre o assunto e evite beber demais em eventos da empresa, para não passar vergonha.

 



Tags:

Aviso de cookies: Nós usamos cookies próprios e de terceiros para melhorar os nossos serviços , para análise estatística e para mostrar publicidade. Se você continuar a navegar considerar a aceitação de seu uso nos termos estabelecidos nos Política de Cookies.