Notícias

Descubra 3 conhecimentos básicos que todas as pessoas que querem empreender devem saber

      
Fonte: Shutterstock

Desapontados com sua atual situação no trabalho, alguns profissionais decidem começar a empreender por impulso, enxergando esta possibilidade como a maneira de não ouvir ordens de ninguém e seguir o próprio ritmo de produção. Engana-se, porém, quem pensa que a vida de um empreendedor é tão simples assim. Embora também seja gratificante, existem algumas noções que as pessoas devem ter antes de abrir as portas do seu negócio e se inserir de vez neste universo.

Veja também:
» 4 inseguranças que você deve combater para se tornar um empreendedor
» 10 livros imperdíveis para jovens empreendedores
» Todas as notícias de Carreira


Para ajudá-lo a refletir sobre se você já está apto a seguir por este caminho, a Universia Brasil reuniu 3 coisas que todo profissional que deseja empreender deve saber. Confira a seguir:


1 – Entenda um pouco sobre Finanças

Apesar de ser importante compreender um pouco sobre este assunto para administrar os gastos em casa, não são todas as pessoas que sabem como fazê-lo, mas conseguem sobreviver tranquilamente. Contudo, quando se deseja construir um negócio bem-sucedido, isto pode ser um obstáculo. Num empreendimento, não conhecer as noções básicas sobre finanças pode, por exemplo, levá-lo a investir em algo que não traz tantos benefícios quanto aparenta. Por esta razão, é recomendável que você leia, assista a vídeos e procure ferramentas que dêem dicas sobre este tema. Se possível, encontre também um mentor que possa te aconselhar nos casos mais difíceis.


2 – Saiba usar a tecnologia a seu favor

Aparelhos e softwares com funções inovadoras são geralmente adotados nos empreendimentos para melhorar o funcionamento de determinado setor da empresa, basta se lembrar dos aplicativos para pedir táxi que facilitaram o dia a dia tanto de motoristas quanto de passageiros. Conhecendo um pouco das novidades que entram no mercado, você estará sempre atualizado e poderá pensar sobre maneiras de aperfeiçoar seu sistema de trabalho. No entanto, lembre-se que a tecnologia deve ter alguma função e não ser um mero acessório para a execução das tarefas, porque deste modo ele não será um gasto supérfluo para acrescentar a sua planilha no final do mês.


3 – Compreenda as diferenças entre a mentalidade de um funcionário e um gestor

Ambos indivíduos são partes cruciais para o funcionamento de um empreendimento, mas você deve entender desde já que funcionários e gestores tem perspectivas diferentes da empresa devido a suas responsabilidades. Por isso, desvencilhe-se um pouco do modo que você vê as coisas ao seu redor para encará-las agora como um líder, aquele que deverá guiar todos durante os bons e maus momentos. Contudo, isso não quer dizer que você deve se esquecer do que você reparou enquanto funcionário, afinal você fará a gestão de uma equipe e, se você quer que ela trabalhe bem, todos os seus membros devem se sentir confortáveis.

 



Tags:

Aviso de cookies: Nós usamos cookies próprios e de terceiros para melhorar os nossos serviços , para análise estatística e para mostrar publicidade. Se você continuar a navegar considerar a aceitação de seu uso nos termos estabelecidos nos Política de Cookies.