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Aprenda a se comunicar como um líder

      
Fonte: Shutterstock

Saber se comunicar bem dentro de uma empresa é o segredo para ter um relacionamento positivo com os colegas de trabalho, conquistando a empatia da equipe e do chefe. Em geral, profissionais que possuem mais influência e destaque no trabalho são aqueles que têm uma série de habilidades comunicativas, possuindo a capacidade para “ler” as expressões corporais de outras pessoas, além de saber qual é o momento certo para falar.

 

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Pensando nisso, a Universia Brasil separou 5 dicas práticas para melhorar a sua comunicação no ambiente profissional. Confira a seguir:

 

1 - Aprenda a observar os outros

É importante saber “ler” as expressões dos seus colegas. Muitas vezes, um gesto sutil pode indicar um ponto que merece atenção. Procure treinar a sua percepção para enxergar a reação da sua equipe e até mesmo do seu chefe. Lembre-se de que a linguagem corporal pode ser tão expressiva quanto a verbal.

 

2 - Procure ser objetivo e sincero

Dentro do ambiente de trabalho, é importante ser o mais direto possível, mantendo sempre a sinceridade e a honestidade. Por exemplo, caso algum colega lhe peça algo e isso não for possível no momento, não tenha medo de dizer a verdade. De uma maneira educada, você deve explicar a situação a ele, propondo outras formas de ajudá-lo ou pedindo ajuda a outro funcionário.

 

3 - Não tenha receio em admitir os seus erros

Um bom comunicador sabe admitir quando cometeu um equívoco. Um pedido de desculpas ou de uma segunda chance, por mais simples que pareçam, podem demonstrar humildade da sua parte, revelando que você está disposto a aprender com os seus erros.

 

4 - Preste atenção no que os colegas dizem

Para se comunicar como um líder, não basta apenas saber falar. Também é preciso saber ouvir as outras pessoas. Preste atenção no que os seus colegas dizem a você e mostre interesse na conversa. É importante manter o contato visual e evitar expressões corporais negativas. Dê crédito a sua equipe.

 

5 - Pergunte 

Procure sempre perguntar quando tiver dúvida sobre algum assunto comentado por um colega ou um pedido feito pelo seu chefe, por exemplo. Caso você sinta que algo ainda não foi assimilado muito bem, não tenha medo de fazer perguntas para esclarecer.



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