text.compare.title

text.compare.empty.header

Notícias

Levará mais de um século para as mulheres alcançarem os homens no mercado de trabalho

      
<p><strong><a title=Estudo McKinsey&Co href=https://www.mckinsey.com/features/women_matter target=_blank>Um estudo feito pela McKinsey&Co, em parceria com o site LeanIn.Org</a></strong>, indicou que a presença da mulher em cargos de gerência ainda é menor quando comparada a dos homens.</p><p> </p><p><span style=color: #333333;><strong>Veja também:</strong></span></p><p><a style=color: #ff0000; text-decoration: none; text-weight: bold; title=Mulheres no Trabalho: 72% dos homens têm mais chances de crescer no mercado, aponta pesquisa href=https://noticias.universia.com.br/atualidade/noticia/2015/03/11/1121379/mulheres-trabalho-72-homens-chances-crescer-mercado-aponta-pesquisa.html>» <strong>Mulheres no Trabalho: 72% dos homens têm mais chances de crescer no mercado, aponta pesquisa</strong></a><br/><a style=color: #ff0000; text-decoration: none; text-weight: bold; title=3 atitudes para a mulher conquistar seu espaço no mercado de trabalho href=https://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2015/03/03/1120805/3-atitudes-mulher-conquistar-espaco-mercado-trabalho.html>» <strong>3 atitudes para a mulher conquistar seu espaço no mercado de trabalho</strong></a><br/><a style=color: #ff0000; text-decoration: none; text-weight: bold; title=Todas as notícias de Carreira href=https://noticias.universia.com.br/carreira>» <strong>Todas as notícias de Carreira</strong></a></p><p> </p><p>A pesquisa também revelou outro dado alarmante: considerando o <strong><a title=3 atitudes para a mulher conquistar seu espaço no mercado de trabalho href=https://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2015/03/03/1120805/3-atitudes-mulher-conquistar-espaco-mercado-trabalho.html>crescimento feminino no mercado de trabalho</a></strong> dos últimos três anos, será necessário mais de um século para que haja igualdade de gêneros nas gerências de grandes companhias e organizações.</p><p> </p><p>O estudo, que começou em 2012, tem como objetivo analisar o atual cenário de <strong>liderança feminina e igualdade de gêneros no mercado de trabalho</strong>. Cerca de 30.000 funcionários foram entrevistados e 118 companhais participaram do projeto.</p><p> </p><p>A pesquisa também mostrou que a vontade de receber uma promoção é praticamente igual para homens e mulheres (78% e 75%, respectivamente). Contudo, ao analisar diferentes níveis da hierarquia das empresas, descobriu-se que as <strong>mulheres têm 15% menos chances de subir de cargo</strong>.</p><p> </p><p><strong>Outros resultados</strong></p><p>Há um menor interesse feminino em galgar cargos seniores, como de alto executivo e presidente, em comparação com a ala masculina. Entre as entrevistadas, 60% afirmou querer ocupar um alto cargo na companhia, enquanto 40% disse que o estresse e a pressão por resultados fazem com que as posições de chefia não valham tanto a pena.</p><p> </p><p>Também concluiu-se que, ao contrário do que muitos acreditam, mulheres que já começaram uma família e são mães tem mais vontade de tornar uma top executiva do que aquelas que não tem crianças. Outro dado interessante é que as hispânicas, negras e asiáticas são 43% mais interessadas em se tornar uma gerente do que as mulheres brancas e 16% do que os homens brancos.</p><p> </p><p>De uma forma geral, os resultados sugerem que a igualdade de gênero no mundo corporativo está longe de ser alcançada. Para os pesquisadores, uma possível solução para o problema é que as empresas passem a quantificar o problema, por meio de métricas e pesquisas internas. Outra iniciativa essencial é conversar com os funcionários sobre as disparidades entre os sexos e ensiná-los a combater as diferenças no dia a dia.</p>
Fonte: Shutterstock

Um estudo feito pela McKinsey&Co, em parceria com o site LeanIn.Org, indicou que a presença da mulher em cargos de gerência ainda é menor quando comparada a dos homens.

 

Veja também:

» Mulheres no Trabalho: 72% dos homens têm mais chances de crescer no mercado, aponta pesquisa
» 3 atitudes para a mulher conquistar seu espaço no mercado de trabalho
» Todas as notícias de Carreira

 

A pesquisa também revelou outro dado alarmante: considerando o crescimento feminino no mercado de trabalho dos últimos três anos, será necessário mais de um século para que haja igualdade de gêneros nas gerências de grandes companhias e organizações.

 

O estudo, que começou em 2012, tem como objetivo analisar o atual cenário de liderança feminina e igualdade de gêneros no mercado de trabalho. Cerca de 30.000 funcionários foram entrevistados e 118 companhais participaram do projeto.

 

A pesquisa também mostrou que a vontade de receber uma promoção é praticamente igual para homens e mulheres (78% e 75%, respectivamente). Contudo, ao analisar diferentes níveis da hierarquia das empresas, descobriu-se que as mulheres têm 15% menos chances de subir de cargo.

 

Outros resultados

Há um menor interesse feminino em galgar cargos seniores, como de alto executivo e presidente, em comparação com a ala masculina. Entre as entrevistadas, 60% afirmou querer ocupar um alto cargo na companhia, enquanto 40% disse que o estresse e a pressão por resultados fazem com que as posições de chefia não valham tanto a pena.

 

Também concluiu-se que, ao contrário do que muitos acreditam, mulheres que já começaram uma família e são mães tem mais vontade de tornar uma top executiva do que aquelas que não tem crianças. Outro dado interessante é que as hispânicas, negras e asiáticas são 43% mais interessadas em se tornar uma gerente do que as mulheres brancas e 16% do que os homens brancos.

 

De uma forma geral, os resultados sugerem que a igualdade de gênero no mundo corporativo está longe de ser alcançada. Para os pesquisadores, uma possível solução para o problema é que as empresas passem a quantificar o problema, por meio de métricas e pesquisas internas. Outra iniciativa essencial é conversar com os funcionários sobre as disparidades entre os sexos e ensiná-los a combater as diferenças no dia a dia.


Tags:

Aviso de cookies: Nós usamos cookies próprios e de terceiros para melhorar os nossos serviços , para análise estatística e para mostrar publicidade. Se você continuar a navegar considerar a aceitação de seu uso nos termos estabelecidos nos Política de Cookies.