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Os erros mais comuns de um chefe

      
Fonte: Shutterstock

Para ser um bom chefe, mais do que assumir o controle da equipe e ter uma postura de autoridade, é necessário saber como conduzi-la, enxergando quais são as principais habilidades de cada funcionário, estimulando-as. Isso é fundamental para manter a energia da equipe, tornando-a mais motivada. Contudo, nem todos os chefes conseguem liderar de uma forma enérgica.

 

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Pensando nisso, listamos os 4 erros mais comuns cometidos na rotina de um líder. Confira abaixo e veja como evitá-los:

 

1 - Não compartilhar sua visão com a equipe

Como chefe, uma das suas principais funções é estabelecer o principal objetivo que deve ser alcançado na empresa, deixando claro à equipe quais são os seus principais planos para o futuro da companhia. Você deve compartilhar suas metas e projeções, pedindo opiniões e sugestões aos funcionários. Isso pode aumentar a motivação de todos, facilitando o trabalho em conjunto.

 

2 - Ter um comportamento muito inconstante

É normal sentir-se mais desanimado em certo dia da semana, principalmente por causa do cansaço acumulado. Entretanto, é importante entender que, como líder, é necessário servir de inspiração, motivando e dirigindo a sua equipe, além de estimular a autoestima dos funcionários. Apresentar um comportamento inconstante, com mudanças muito bruscas de humor,pode afetar diretamente quem trabalha com você. Lembre-se de que a sua energia será transmitida aos seus colegas de trabalho.

 

3 - Não dar folga quando possível

Um dos principais erros que alguns chefes costumam cometer é não permitir aos seus funcionários tirarem folga quando possível. Trata-se de um equívoco achar que, fazendo isso, a produtividade aumentará. Pelo contrário: uma pessoa cansada pode desmotivar a equipe inteira, prejudicando o desempenho geral da empresa. Procure conversar com os seus funcionários e tente estabelecer uma rotina de trabalho mais flexível. Você pode estabelecer um “day off” por mês, caso determinada meta seja cumprida, por exemplo.

 

4- Não ter proximidade com a equipe

Como um líder, é fundamental construir uma relação de proximidade com os funcionários. Atitudes simples, como nunca deixar de cumprimentar sua equipe ou chamar os colegas individualmente para fazer um feedback pode mostrar o quanto você valoriza as pessoas com quem trabalha. É fundamental ouvir o que elas têm a dizer, dando conselhos e pedindo sugestões. Mostre o quanto você se importa com o seu time.



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