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5 atitudes para NÃO ter durante uma reunião no trabalho

      
Fonte: Shutterstock

Para se destacar no ambiente de trabalho, além de manter uma boa relação com os colegas, ter organização e atitude, é essencial prestar atenção no vocabulário. Algumas atitudes e expressões, por mais inofensivas que sejam, podem soar excessivamente coloquiais em uma empresa, prejudicando a imagem do profissional, principalmente quando ditas durante as reuniões.

 

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Pensando nisso, a seguir reunimos 5 atitudes que você deve evitar em uma reunião de trabalho. Confira abaixo:

 

1 - Agradecer com “sem problemas”

Trata-se de uma expressão muito comum no dia a dia, geralmente usada para responder a um agradecimento. Contudo, usada no ambiente profissional, ela pode soar como se aquela atividade ou gentileza que você realizou não tenha tanto valor. Caso um colega ou o seu chefe o agradeça por uma tarefa durante a reunião, procure responder “eu que agradeço” ao invés de utilizar essa expressão.

 

2 - Pedir desculpas em excesso

Durante a reunião, desculpar-se à equipe por uma falha cometida pode ser considerada uma atitude nobre, um sinal de humildade e de que você está aprendendo com os erros. Contudo, é preciso tomar cuidado para não exagerar. Pedir desculpas excessivamente pode demonstrar insegurança e falta de confiança no próprio trabalho.

 

3 - Afirmar sua opinião o tempo todo

Repetir continuamente expressões como “em minha opinião” ou “no meu ponto de vista” durante uma conversa pode soar muito cansativo. Ao invés de repeti-las continuamente, procure mostrar por que o seu argumento é válido e deveria ser considerado pela equipe.

 

4 - Usar gírias

É importante estar atento ao uso de expressões muito coloquiais durante a reunião. Você não precisa se comportar como um robô, mas é necessário prestar atenção no uso excessivo de gírias durante a conversa.

 

5 - Não manter o contato visual

Durante a reunião, é importante manter o contato visual com o chefe e com os colegas. Isso mostra que você está atento ao que eles dizem e se interessa em ouvir a opinião da equipe. Contudo, tome cuidado para não abusar da comunicação visual: muitas pessoas costumam sentirem-se desconfortáveis quando são "encaradas".


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