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Como evitar a procrastinação em 2016

      
Fonte: Shutterstock

A procrastinação é um problema enfrentado por muitas pessoas no ambiente de trabalho. Deixar as tarefas sempre para depois pode ser uma atitude comum no escritório. Contudo, caso ocorra com frequência, pode ser muito prejudicial, fazendo com que o funcionário sempre fique atrasado com os seus prazos de entrega e pode prejudicar a sua imagem profissional.

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Foi pensando nisso que a seguir listamos 5 dicas para evitar a procrastinação no trabalho em 2016. Confira abaixo e agilize sua rotina profissional!


1 - Faça uma divisão das tarefas

Quando você precisar cumprir com uma tarefa grande, é interessante dividi-la em atividades menores, definindo um prazo para finalizar cada uma delas, até que você conclua o projeto final. Essa estratégia pode ajudá-lo a otimizar mais seu tempo tornando mais simples e ágil a conclusão dos seus deveres.


2 - Valorize as tarefas concluídas

É importante reconhecer as tarefas que foram cumpridas, valorizando-as. Para isso, você pode pensar em dar uma recompensa a si mesmo sempre que finalizar um projeto no prazo definido. Isso pode funcionar como uma ótima forma de incentivo a si mesmo, aumentando sua motivação para continuar respeitando os prazos de entrega.


3 - Use um calendário

Uma das formas mais eficientes de evitar a procrastinação e respeitar prazos de entrega é ter sempre um calendário em mãos. Destacar as datas importantes e anotar as tarefas que você precisa fazer pode ajudar a se manter no ritmo, organizando seu tempo da melhor forma para não atrasar nenhuma atividade. Para quem está o tempo todo mexendo no celular, existem aplicativos que oferecem calendários personalizados. Outra dica que pode ser eficiente é ativar alarmes no aparelho sempre que tiver uma tarefa importante.


4 - Comece com antecedência

É importante ter o costume de planejar as tarefas com antecedência. Assim, você terá mais tempo para fazer o que precisa com maior tranquilidade, sem precisar correr contra o tempo, principalmente no caso de um imprevisto acontecer. Não deixe para iniciar um projeto em cima da hora, pois assim, as chances de você ficar nervoso e não conseguir concluí-lo no final podem ser grandes.


5 - Se falhar, não desanime

Ao longo da trajetória profissional, é comum perder prazos de entrega algumas vezes, seja por se atrapalhar com uma grande quantidade de tarefas ou por esquecer-se de anotar uma data importante, por exemplo. Se isso acontecer, procure retomar a atividade de onde você parou, assumindo a sua responsabilidade pela falha. Mas isso não significa que você deve se desanimar: é necessário manter a motivação, usando essa situação para identificar o que você precisa melhorar para dar conta de entregar suas tarefas a tempo.

 


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