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5 dicas para lidar melhor com o fracasso

      
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Ao longo da carreira, é comum que ocorram momentos de fracasso em alguma tarefa. Em situações em que projetos não dão certo, é necessário manter o equilíbrio para não deixar que um erro atrapalhe a toda a sua performance.

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Ter medo de errar
costuma ser algo natural no dia a dia, mas é preciso cuidar para que isso não se torne um empecilho ao desenvolvimento profissional. Contudo, muitas pessoas continuam a bloquear seu crescimento por causa do receio de não conseguir dar conta de suas atividades. Foi pensando nisso que separamos 5 dicas para lidar melhor com o fracasso no ambiente de trabalho. Confira a seguir:


1 - Esteja preparado para imprevistos

Quando você for dar início a um projeto, lembre-se de que situações inesperadas poderão ocorrer. Por isso, você também deve estar preparado para lidar com imprevistos, elaborando uma estratégia para lidar com esses possíveis obstáculos. Esteja atento para fazer um planejamento e pense em ter sempre outra estratégia, caso a sua ideia principal não dê certo.


2 - Encare a situação com maturidade

Quando você falhar em alguma tarefa, é importante controlar o seu lado emocional e ativar o lado mais racional. Não adianta esperar que o problema se resolva de uma hora para outra e se lamentar o tempo inteiro. Certamente, você terá que agir nesse momento, pensando nas melhores formas de contornar a situação. Pense em como tomar uma atitude que gere o menor impacto possível para a empresa.


3 - Reconheça aquilo que você pode aprender

É fundamental enxergar as lições que você pode aprender com os erros. Momentos de fracasso não são confortáveis, mas podem servir como um verdadeiro aprendizado profissional. Sempre que falhar em algo, procure identificar por que você errou e quais foram as atitudes que poderiam ter sido tomadas de outra forma. Fazendo essa análise, as chances dessa situação se repetir no futuro serão menores.


4 - Não se desespere

Falhar em uma determinada etapa não significa que você vá falhar em todo o seu projeto. Por isso, não se desespere diante de um erro. Veja como corrigi-lo e siga em frente, aprendendo com a situação. Se achar necessário, converse com o seu gestor e com os colegas mais próximos para pedir sugestões. O importante é não deixar que isso atrapalhe a conclusão do seu objetivo final.


5 - Pense em longo prazo

Algumas pessoas costumam ter a sensação de que, ao falharem com uma tarefa, nunca mais terão outra oportunidade na carreira. Contudo, isso muitas vezes não é verdade. Não é porque você cometeu um erro no trabalho que o seu futuro profissional será prejudicado. Afinal, falhas podem ocorrer praticamente com todos os seus colegas de trabalho. Por isso, é interessante ter uma visão em longo prazo, enxergando a possibilidade de se recuperar e seguir em frente.

 


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