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4 dicas para escrever um bom e-mail corporativo

      
<p>A <strong><a title=Entenda por que é importante falar bem em público href=https://noticias.universia.com.br/carreira/noticia/2015/08/21/1130163/entenda-importante-falar-bem-publico.html>comunicação é parte essencial da vida profissional</a> </strong>e precisa ser encarada com bastante seriedade. No caso do envio de e-mails, por exemplo, muitos profissionais acabam metendo os pés pelas mãos e exagerando na quantidade de mensagens, ou escrevendo textos pouco apropriados para o ambiente corporativo.</p><p> </p><blockquote style=text-align: center;>Cadastre-se <span style=text-decoration: underline;><a id=REGISTRO USUARIOS class=enlaces_med_registro_universia title=Cadastre-se aqui para receber dicas de carreira href=https://usuarios.universia.net/registerUserComplete.action?idC=2&idS=NOTICIAS_BR target=_blank>aqui</a></span> para receber dicas de carreira</blockquote><p><span style=color: #333333;><strong>Você pode ler também:</strong></span><br/><br/><a style=color: #ff0000; text-decoration: none; text-weight: bold; title=Melhore sua comunicação superando 3 mitos sobre o networking href=https://noticias.universia.com.br/carreira/noticia/2015/10/30/1133094/melhore-comunicacao-superando-3-mitos-sobre-networking.html>» <strong>Melhore sua comunicação superando 3 mitos sobre o networking</strong></a><br/><a style=color: #ff0000; text-decoration: none; text-weight: bold; title=6 dicas para arrasar ao falar em público href=https://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2015/11/27/1134172/6-dicas-arrasar-falar-publico.html>» <strong>6 dicas para arrasar ao falar em público</strong></a><br/><a style=color: #ff0000; text-decoration: none; text-weight: bold; title=Todas as notícias de Educação href=https://noticias.universia.com.br/educacao>» <strong>Todas as notícias de Educação</strong></a></p><p> </p><p>Além disso, um estudo internacional apontou que <strong><a title=Profissionais gastam em média 30 horas por semana checando e-mails href=https://noticias.universia.com.br/carreira/noticia/2015/09/08/1130920/profissionais-gastam-media-30-horas-semana-checando-mails.html>cerca de 25 por cento do dia útil de um profissional é gasto para responder e redigir e-mails</a></strong>, reforçando a importância desse tipo de comunicação. Por isso, confira 4 dicas para escrever um e-mail corporativo e não fazer feio com os gestores e colegas de escritório.</p><p> </p><p><strong>1 – Evite saudações muito informais</strong><br/><br/> “Oi” e “E aí”, por exemplo, são informais demais para o ambiente corporativo. Quando for enviar um e-mail para alguém que não conhece e estiver em dúvida entre qual tipo de linguagem usar, aposte em termos mais formais, assim não haverá nenhum tipo de problema com o destinatário.</p><p> </p><p><strong>2 – Não faça piadas inapropriadas</strong><br/><br/> É muito fácil uma piada ou frase engraçada serem mal interpretadas em um e-mail, já que quem recebe a mensagem não consegue identificar o tom usado pelo remetente. Por isso, tente evitar esse tipo comentário, a não ser que o destinatário seja um amigo ou colega mais íntimo.</p><p> </p><p><strong>3 – Erros de ortografia e gramática</strong><br/><br/> Tente dedicar 30 segundos extra para passar os olhos pelo e-mail uma segunda vez antes de enviá-lo. Seus <strong>erros de português</strong>, por menor que sejam, serão notados por algum colega mais atento, que poderá julgar mal o equivoco.</p><p> </p><p><strong>4 – Preste muita atenção</strong><br/><br/> Sem dúvida, acidentes acontecem, mas enviar mensagens incompletas ou para o destinário errado são alguns erros que devem ser evitados ao máximo. Para evitar que isso aconteça, deixe para colocar os endereços de e-mail dos colegas só depois de ter escrito e revisado a mensagem.</p>
Fonte: Shutterstock

A comunicação é parte essencial da vida profissional e precisa ser encarada com bastante seriedade. No caso do envio de e-mails, por exemplo, muitos profissionais acabam metendo os pés pelas mãos e exagerando na quantidade de mensagens, ou escrevendo textos pouco apropriados para o ambiente corporativo.

 

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Você pode ler também:

» Melhore sua comunicação superando 3 mitos sobre o networking
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Além disso, um estudo internacional apontou que cerca de 25 por cento do dia útil de um profissional é gasto para responder e redigir e-mails, reforçando a importância desse tipo de comunicação. Por isso, confira 4 dicas para escrever um e-mail corporativo e não fazer feio com os gestores e colegas de escritório.

 

1 – Evite saudações muito informais

“Oi” e “E aí”, por exemplo, são informais demais para o ambiente corporativo. Quando for enviar um e-mail para alguém que não conhece e estiver em dúvida entre qual tipo de linguagem usar, aposte em termos mais formais, assim não haverá nenhum tipo de problema com o destinatário.

 

2 – Não faça piadas inapropriadas

É muito fácil uma piada ou frase engraçada serem mal interpretadas em um e-mail, já que quem recebe a mensagem não consegue identificar o tom usado pelo remetente. Por isso, tente evitar esse tipo comentário, a não ser que o destinatário seja um amigo ou colega mais íntimo.

 

3 – Erros de ortografia e gramática

Tente dedicar 30 segundos extra para passar os olhos pelo e-mail uma segunda vez antes de enviá-lo. Seus erros de português, por menor que sejam, serão notados por algum colega mais atento, que poderá julgar mal o equivoco.

 

4 – Preste muita atenção

Sem dúvida, acidentes acontecem, mas enviar mensagens incompletas ou para o destinário errado são alguns erros que devem ser evitados ao máximo. Para evitar que isso aconteça, deixe para colocar os endereços de e-mail dos colegas só depois de ter escrito e revisado a mensagem.


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