Extrato de Berinjela protege contra o câncer

Trabalho desenvolvido no Laboratório de Genética da Universidade José do Rosário Vellano Unifenas pelo acadêmico do curso de Medicina Humana Luciano Ferreira, que contou com a ajuda, em sua primeira etapa, da acadêmica Daniela Zerezuela, ambos sob a orientação do Dr. Edson Luis Maistro, revelou: O extrato do fruto da planta medicinal Solanum melongena (Berinjela) protegeu as células de ratos Wistar de mutações causadas pelo agente mutagênico Doxorrubicina, um quimioterápico, em mais de 60%.

A Pesquisa científica idealizada e coordenada pelo Geneticista da Unifenas Prof. Dr. Edson Luis Maistro, que havia realiza um trabalho anterior testando se a berinjela poderia ser mutagênica. A pesquisa foi realizada devido a grande utilização popular de derivados da berinjela. Confirmado que ela não causava câncer, o trabalho continuou e avançou.

As pesquisas foram realizadas com o extrato da berinjela obtido no Laboratório de Fitofármacos da Unifenas, sob a responsabilidade do Professor Dr. José Carlos Tavares Carvalho, colaborador do projeto.

Diz o Dr. Maistro que os ratos que ingeriram o extrato e receberam a droga mutagênica ficaram amplamente protegidos das mutações, um evento que causa câncer. "Como o organismo humano metaboliza as substâncias de forma muito parecida com os roedores, estes resultados sugerem que pessoas que tenham contato com agentes mutagênicos todos os dias, como fumaça de cigarro, poluição industrial, agrotóxicos nos alimentos etc., ficariam mais protegidas das mutações que tais agentes causam, e consequentemente do câncer, se incluíssem em sua dieta semanal a berinjela".

O geneticista informa que o artigo decorrente desta pesquisa acabou de ser publicado na revista CYTOLOGIA, do Japão. O pesquisador garante que existe uma grande satisfação em poder atuar na universidade com as pesquisas. "É realmente uma grande satisfação ver projetos de pesquisa sérios e de qualidade sendo produzidos na Unifenas", afirmou.

Fonte: UNIFENAS