Água da Amazônia altera gravidade

O mar de água doce que todo ano cobre a bacia Amazônica, o maior reservatório de água doce do planeta, modifica a força gravitacional da Terra. Em época de cheia, especialmente de fevereiro a maio, há mais água, portanto mais massa, e a força da gravidade é maior. Nos outros meses do ano, quando a água se espalha, a força gravitacional diminui, demonstrando o efeito direto da água sobre o campo de gravidade da Terra. Com base nas informações colhidas pelos satélites gêmeos Grace (Gravity Recovery and Climate Experiment), em órbita há dois anos, engenheiros da Universidade do Texas, em Austin, Estados Unidos, mediram as sutis variações da gravidade do planeta e descreveram mês a mês as variações desse campo ao longo da bacia do Amazonas (Science, 23 de julho). O trabalho deve ajudar a avaliar mudanças do clima e a mapear depósitos de água, que evaporam, condensam, congelam e derretem, atraindo ou afastando a mais tênue das forças da natureza.

* Esta matéria foi publicada na revista Revista Fapesp nº 103