UNICAMP: Pesquisa do Hemocentro é destaque na Nature

O estudo destacado na capa da revista demonstra pela primeira vez a necessidade da produção das proteínas GATA-1 e GATA-1S, em sua forma integral, para a formação normal do sangueutor de artigos recentes na Optical Express e na Nature Physics faz sugestões a jovens pesquisadores.

Pesquisadores do Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemocentro) da Unicamp conseguiram descrever pela primeira vez em humanos uma nova mutação no gene GATA-1,que codifica as proteínas GATA-1 e GATA-1S. Ao interagir com o DNA, estas proteínas contribuem para determinar a diferenciação e produção das células que compõem o sangue (hemácias, leucócitos e plaquetas), num processo chamado hematopoese.

O trabalho ganhou destaque na edição on line de junho da revista Nature Genetics, uma das publicações científicas mais respeitadas do mundo.

O estudo da Unicamp demonstra, pela primeira vez, a necessidade da produção das proteínas GATA-1 e GATA-1S, em sua forma integral, para a formação normal do sangue. Antes da publicação do artigo, não eram conhecidas as conseqüências de mutações hereditárias capazes de impedir a expressão da proteína GATA-1 (restando apenas a GATA-1S).

Fonte: Unicamp