Criatividade é determinada pela genética, revela estudo

Crédito: Shutterstock.com

De acordo com a pesquisa do departamento de psicologia da Califórnia State University, nos Estados Unidos, a nossa criatividade é determinada pelos genes. Para Nancy Segal, co-autora do estudo e professora de psicologia da universidade, a criatividade é determinada por fatores genéticos e ambientais. Como a maioria dos comportamentos, ela é afetada por muitas influências diferentes.

» 5 posturas corporais que contribuem para a criatividade
» Educação versus criatividade: os gênios da humanidade receberam a mesma educação que nós?
» O cheiro é a chave para a criatividade?

O estudo foi realizado com irmãos gêmeos criados em ambientes diferentes, e comparando a criatividade de cada indivíduo, os pesquisadores descobriram que 50% dessa criatividade é efeito genético, ou seja, os gêmeos apresentaram as mesmas capacidades criativas, mesmo sendo criados em ambientes diferentes. Porém, nos estudos feitos com gêmeos que cresceram juntos não foi possível encontrar este efeito.

Para os pesquisadores, independente da criação recebida por cada um dos gêmeos, 50% da capacidade criativa deles será semelhante por questões genética. Ainda segundo eles o que determinará o desenvolvimento da criatividade serão os estímulos recebidos durante a infância e também o ambiente em que essas crianças são criadas.