5 coisas que você deve saber sobre a mentira

Crédito: Shutterstock.com

Embora a mentira seja considerada um comportamento negativo, existem pessoas que não pensam duas vezes ao contar “uma mentirinha”. Nem sempre esse comportamento é prejudicial, mas como regra geral de convivência, o melhor é evitar essa atitude. Se você ainda não sabe o que pensar sobre a mentira, confira 5 curiosidades que você deve saber:

Leia também:
» 4 maneiras de lidar com mentirosos no ambiente de trabalho
» Entenda quais são os riscos e recompensas de mentir durante a busca por emprego
» 3 mentiras sobre ser produtivo

5 coisas que você deve saber sobre a mentira: 1. Quanto mais mentiras, mais substância branca

Uma equipe de pesquisadores da Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos, descobriu que a estrutura do cérebro dos mentirosos compulsivos é diferente da estrutura do cérebro das pessoas honestas. Os cientistas detectaram que os mentirosos compulsivos têm no lobo frontal do cérebro uma quantidade maior de substância branca, cerca de 22% a mais.

5 coisas que você deve saber sobre a mentira: 2. Mentir altera a temperatura do rosto

Quando uma pessoa mente, acontece com ela o “efeito Pinóquio”, no qual a temperatura de seu nariz pode aumentar ou diminuir. Também se altera na pessoa a temperatura do músculo orbital localizado no canto interior do olho, segundo pesquisa da Universidade de Granada, na Espanha.

5 coisas que você deve saber sobre a mentira: 3. Os olhos não indicam mentiras

Embora exista uma crença generalizada de que o movimento dos olhos pode revelar se uma pessoa está mentindo, essa informação não é verdadeira. Segundo pesquisa da Universidade de Edimburgo, no Reino Unido, a afirmação é infundada e nunca foi comprovada por experimentos.

5 coisas que você deve saber sobre a mentira: 4. Mentiras prejudicam a saúde

Dizer a verdade melhora a saúde física e mental das pessoas, de acordo com estudo divulgado na última Convenção Anual da Associação Americana de Psicologia. O estudo, realizado pela Universidade de Notre Dame, nos Estados Unidos, mostra que pessoas que diminuíram o número de mentiras contadas durante dez semanas tiveram uma melhoria notável em sua saúde física e mental.

5 coisas que você deve saber sobre a mentira: 5. O estômago detecta mentiras

As mudanças na fisiologia gástrica poderiam proporcionar um método melhor que os polígrafos clássicos no que se refere à distinção de quem mente e quem diz a verdade, de acordo com estudo realizado na Universidade do Texas, nos Estados Unidos. A pesquisa identificou um vínculo direto entre o ato de mentir e o aumento das arritmias gástricas.