Cérebro apresenta diferenças relacionadas ao sexo, segundo pesquisa

Crédito: Shutterstock.com

Se você já ouviu dizer que, ao contrário das mulheres, os homens não são capazes de realizar várias tarefas de uma só vez e considera o comentário um tanto sexista, talvez seja melhor considerar novamente. Um grupo de cientistas norte-americanos descobriu que o cérebro de homens e mulheres se estrutura de maneira distinta.

Leia também:
» Cérebro pode encolher por falta de uma vitamina; descubra qual
» Conheça 9 maneiras de otimizar seu cérebro
» 5 maneiras de manter seu cérebro inovador

De acordo com a pesquisa, o cérebro masculino é melhor em comunicações dentro do mesmo hemisfério, enquanto o feminino lida melhor com as comunicações entre os dois hemisférios. Com essa evidência, é possível explicar a diferença de atitudes por gênero, o que faz os homens mais eficientes na execução de tarefas isoladas e as mulheres mais bem-sucedidas na realização de tarefas simultâneas.

Para comprovar essas diferentes características estruturais, os cientistas observaram a atividade cerebral, por meio de ressonância magnética, de indivíduos de todas as idades. Os resultados concluíram que a partir da idade de 13 anos, as diferenças na conectividade neuronal aumentam significativamente entre os sexos.

Os homens apresentam maior conectividade entre as regiões anterior e posterior do cérebro e entre diferentes partes de cada hemisfério, o que favorece as habilidades de percepção (parte posterior) e de coordenação (lobo frontal). As mulheres, por sua vez, apresentam maior conectividade entre os dois hemisférios de seu cérebro, o que potencializa as capacidades analítica e intuitiva.

Para os pesquisadores, existe uma proporção maior de fibras mielinizadas nos hemisférios cerebrais dos homens, o que sugere que eles estão mais aptos para a comunicação dentro de cada hemisfério.

A descoberta oferece um fundamento biológico para as diferenças nos comportamentos de ambos os sexos, além de transformar uma série de tópicos sexistas em padrões de conduta inatos à sexualidade do indivíduo.