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Termos neurocientíficos que todo professor deve saber

      
(Crédito: Shutterstock.com)
(Crédito: Shutterstock.com)

 

Entender o funcionamento da mente dos seus alunos é uma das melhores formas de aperfeiçoar o processo de aprendizado deles. Porém, nem sempre os professores saberão termos neurocientíficos para poder melhorar as aulas. Se você deseja conhecer um pouco mais sobre o cérebro dos estudantes, veja os principais termos a seguir:

 

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1 – Axônio

Axônios são as partes responsáveis pela comunicação entre os neurônios. Ou seja, sem eles, não há como formar pensamentos. 

 

2 – Filtro afetivo

O filtro afetivo, ainda que uma hipótese, é um conceito muito aceito entre os cientistas. De acordo com essa teoria, o aluno cria uma barreira imaginária entre ele e o conhecimento. Esse tipo de bloqueio acontece principalmente quando estão aprendendo um novo idioma

 

3 – Sistema nervoso central

O sistema nervoso central é o conjunto do encéfalo com a medula espinhal. Ele é responsável pelo processamento de novas informações

 

4 – Córtex cerebral

O córtex cerebral é a parte mais externa e sofisticada do cérebro. Nele é onde ocorre a maioria dos pensamentos e raciocínio lógico. Além disso, cada pedaço do córtex é responsável por um tipo de inteligência ou habilidade. 

 

5 – Cognição

Com a cognição, nosso cérebro consegue nos perceber como parte dessa realidade e, a partir disso, pensar e tomar ações. É basicamente o que nos torna humanos.

   

6 - Dopamina

A dopamina é uma das substâncias químicas cerebrais responsáveis pelas neurotransmissões. Ela é geralmente associada com a atenção, aprendizado e recompensa. 

 

7 – Controle cognitivo

A partir do momento que você tem pensamentos e vontades por meio da cognição, é hora do controle cognitivo partir para ação. Ele padroniza informações para que você possa utilizá-las na sua vida. Foi por meio dele, por exemplo, que você conseguiu reunir dados suficientes para aprender a andar. 

 

8 – Massa cinzenta

A massa cinzenta do cérebro é onde são encontrados os corpos das células nervosas, axônios e dendritos. É responsável pelo controle muscular, percepção sensorial, memória e fala. 

 

9 – Hipocampo

O hipocampo é a parte do cérebro responsável não apenas pelo sistema límbico, mas principalmente na conversão de memórias de curto prazo para longo prazo. Essencial para o aprendizado. 

 

10 – Memória a longo prazo

O seu cérebro consegue formar memória a longo prazo ao conectar as novas informações com padrões e dados que já possuímos anteriormente. Se você não consegue fazer essas ligações, não serão formadas memórias a longo prazo. 

 

11 – Metacognição

Uma das últimas tendências da tecnologia, a metacognição é estar autoconsciente sobre a sua capacidade de aprender a digerir informações. Acreditam que se você consegue entender a sua cognição os bloqueios de aprendizado somem e o aluno se torna muito mais receptivo para receber novos conteúdos. 

 

12 – Circuitos neurais

É com a reunião de diversas conexões no cérebro que nossos pensamentos são formados. Além disso, os circuitos neurais permitem o raciocínio lógico e a dedução. Quando incentivamos o nosso cérebro a realizar muitos circuitos, ele se torna mais rápido e eficiente. 

 

13 – Neuroplasticidade

Esse termo é estritamente ligado à capacidade que o cérebro tem de se renovar e mudar as suas microestruturas. Isso é o que faz com que as pessoas se tornem mais inteligentes ao longo dos anos e possam absorver cada vez mais conhecimento

 

14 – Numeracia

Numeracia é a capacidade de compreender números e problemas matemáticos. Ela pode ser desenvolvida durante a infância, mas algumas pessoas já nascem com essa habilidade muito desenvolvida. 

 

15 – Lobos cerebrais

Lobos cerebrais são as áreas do cérebro divididas no córtex cerebral. São quatro, e cada um deles possui uma função diferente. O lobo frontal é responsável pelo planejamento de ações e movimentos e os lobos temporais recebem informações sensoriais e as processam. Já os lobos occipitais processam os estímulos visuais, enquanto os temporais têm como principal objetivo processar os estímulos auditivos. 

 

16 – Padronização

O processo de padronização permite com que o cérebro incorpore novas informações e saiba utilizá-las no dia a dia. Sem isso, o conteúdo fica “solto” e não é processado pelo cérebro. Todo o nosso conhecimento só é adquirido por meio de padronizações

 

17 – Previsões

A partir do momento que você conseguiu padronizar uma informação, o seu cérebro passa a fazer previsões. Se você precisa resolver um problema matemático, por exemplo, sua mente irá prever o resultado de acordo com o conhecimento que você possui. 

 

18 – Serotonina

A serotonina é um dos neurotransmissores que afeta diretamente o bem-estar e a atenção. Ele carrega mensagens entre os neurônios e é um dos principais responsáveis pelo aprendizado. 

 

19 – Córtex pré-frontal

O córtex pré-frontal é a parte anterior do cérebro e está diretamente ligado a pensamentos complexos, personalidade, tomada de decisões e comportamento. Segundo algumas pesquisas recentes, o maior nível de cognição pode ser encontrado nessa área. 

 

20 – Sistema límbico

São estruturadas interligadas e organizadas para regular a emoção, memória e comportamentos sociais. Nele, estão as amídalas, hipocampo, tálamo, hipotálamo, tronco cerebral, entre outros. 

 

21 - Memória maquinal

A mais utilizada em escolas, é responsável pela memorização rápida. É aquela em que os alunos não padronizam informações e simplesmente decoram o conteúdo para uma prova, por exemplo. 

 

22 - Memória de curto prazo

É a mais comum nas escolas, junto a memória maquinal. Com a memória de curto prazo, você guarda informações que serão utilizadas somente no futuro próximo e, após cinco minutos, em média, já não lembra mais da informação. 

 


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