Arte do Dia: Dançarinas de Rosa de Edgar Degas

text.compare.empty.header
label.searchBox.help2
Dica: Clique na imagem para uma versão maior!
Autor: Edgar Degas
Onde ver: Hill-Stead Museum
Ano: 1876
Técnica: Óleo em tela
Movimento: Impressionismo
Edgar Degas (1834-1917) foi um pintor francês, considerado um dos fundadores do Impressionismo, por mais que curiosamente ele não gostasse do termo e preferia ser chamado de Realista.
Ele adorava pintar sobre dança, e o balé foi o alvo de várias de suas pinturas, inclusive a obra "Dançarinas de Rosa". Ele gostava de destacar o status dos dançarinos de pessoas fazendo o seu trabalho, por isso os retratava em ensaios e aquecimentos.
Degas era um homem das artes. Além de pintor, ele também foi escultor, gravurista e fotógrafo. Sendo filho de nobres, ele teve diversos contatos com a arte logo na infância, e inclusive frequentou a École des Beaux-Arts em Paris, por um ano, antes de largar os estudos para ir viajar, pintar e estudar na Itália.
Suas primeiras pinturas foram cópias de grande pintores italianos, como Michelangelo e da Vinci. Degas brincava que era um dos artistas menos espontaneos do mundo: "Se pintar não fosse difícil, não seria tão divertido". Mais tarde seu trabalho se voltaria para a pintura de belos retratos impressionistas.
O legado do artista hoje é ambiguo. Mesmo que suas pinturas sobre dança sejam lindas e reconhecidas como tal, os tons misóginos dos seus retratos hiper-sexualizados de mulheres, assim como o seu forte anti-semitismo levaram muitos críticos modernos a deixarem o artista de lado.