Arte do Dia: Autorretrato de Sofonisba Anguissola

text.compare.empty.header
label.searchBox.help2
Dica: Clique na imagem para uma versão maior!
Autora: Sofonisba Anguissola
Onde ver: Museu Nacional das Mulheres na Arte
Ano: 1556
Técnica: Óleo em tela
Movimento: Maneirismo
Sofonisba Anguissola (1532-1625) foi uma artista italiana da renascença e uma das poucas artistas mulheres bem-sucedidas no período. O seu exemplo teve influências duradouras nas próximas gerações, e o seu grande sucesso abriu o caminho para outras mulheres seguirem seriamente a carreira de artistas.
Ela nasceu numa família nobre, mas relativamente pobre. Mesmo assim, ela e todas as suas cinco irmãs mais novas foram incentivadas a cultivar os seus talentos. Mas todas acabaram saindo das artes cedo na vida, duas delas depois de casar.
Anguissola foi a única a buscar uma carreira. Quando ela era jovem, viajou até Roma, onde conheceu Michelangelo. Ela recebeu informalmente a tutoria do mestre, e depois passou a ensinar a rainha Elizabeth of Valois a pintar.
Mas mesmo que Anguissola gozasse de mais incentivo e apoio que outras mulheres da sua época, sua classe social não anulava o machismo da época. Sem poder estudar anatomia ou desenhar nudez (era considerado inaceitável na época), ela não pode fazer os grandes e complexos murais famosos na época.
Isso não muda o fato de que ela influenciou grandemente o mundo da arte para as mulheres. Entre as suas sucessoras mais famosas estão Lavinia Fontana, Barbara Longhi, Fede Gazilia e Artemisia Gentileschi. Fontana afirmou ainda que "colocou o seu coração no aprendizado da pintura depois de ver um retrato de Anguissola".
» Todas as obras da artista
» Estudo acadêmico sobre a artista