Arte do Dia: Vétheuil de Claude Monet

text.compare.empty.header
label.searchBox.help2
Dica: Clique na imagem para uma versão maior!
Autor: Claude Monet
Onde ver: Museu Metropolitano de Arte em Paris
Ano: 1880
Técnica: Óleo em Tela
Movimento: Impressionismo
Claude Monet (1840-1926) foi um artista impressionista francês, na verdade, ele foi o primeiro artista desse tipo. O próprio nome "impressionismo" é derivado de uma de suas pinturas ("Impressão, Nascer do Sol" de 1872). Ele produziu um grande número de pinturas ao longo da vida, incluindo impressões de jardins floridos, lagoas com lírios e outros retratos de paisagens.
Ele morou na comunidade de Vétheuil, nos subúrbios de Paris, durante 3 anos. Ele se mudou para lá com a família quando sua esposa ficou doente, e mais tarde faleceu. Esse foi o período mais prolífico de Monet, quando ele pintou aproximadamente 150 obras, entre elas as melhores de sua carreira. "Vétheuil" foi uma dessas obras.
A pintura faz parte de uma série de imagens dos subúrbios franceses. Nela, Monet decidiu pintar a mesma cena várias vezes, mas com iluminações diferentes.
A representação da luz, e como ela afeta as cenas e objetos, sempre foi um grande foco no trabalho de Monet. Ele utilizava pinceladas largas, que iam contra a tradição acadêmica da época. Na verdade, Monet rejeitou as teorias da época e os ensinos acadêmicos de Charles Gleyre que lhes foram oferecidos em Paris. Ele disse: "Eu gosto de pintar como os pássaros gostam de cantar" e pintou como achava que era melhor.