Arte do Dia: Carta de Amor de John William Godward

text.compare.empty.header
label.searchBox.help2
Dica: Clique na imagem para uma versão maior!
Autor: John William Godward
Onde ver: Coleção Particular
Ano: 1913
Técnica: Óleo sobre Tela
Movimento: Neoclassicismo
John William Godward (1861-1922) foi um pintor neoclassicista nascido na Inglaterra. Além de artista, ele era também arqueólogo, o que oferecia certo grau de veracidade aos seus retratos das tradições da Grécia Antiga.
O estilo era popular na época, seus quadros exibiam um mundo antigo altamente romantizado. Ele usava cores vibrantes, retratava paisagens lindas, e centrava seu olhar sobre mulheres belas. Mais tarde, isso seria criticado como uma visão de mundo de "vitorianos usando togas".
O artista teve um fim trágico. Com o aparecimento de artistas como Picasso, tipos diferentes de arte começaram a se popularizar, o que aparentemente desagradou Godward. Aos 61 anos ele se suicidou, e na sua nota de suicídio dizem que a frase "o mundo não é grande o suficiente para mim e Picasso" foi escrita.
A sua família nunca aceitou o fato de Godward ter se tornado um artista, e além disso o suicídio era um tabu na época. Por qualquer uma dessas razões, acredita-se que a sua família tenha recortado e queimado todas as fotos de Godward, e por isso nenhuma foi encontrada até hoje.