Arte do Dia: Gruta Azul de João Baptista da Costa

text.compare.empty.header
label.searchBox.help2
Dica: Clique na imagem para uma versão maior!
Autor: João Baptista da Costa
Onde ver: Pinacoteca do Estado de São Paulo
Ano: 1898
Técnica: Óleo sobre tela
A paisagem acima foi pintada por João Baptista da Costa (1865-1926), um dos maiores pintores brasileiros. Suas obras, de cenas pacíficas no campo e na costa do Brasil, dificilmente revelam a trajetória difícil pela qual passou o artista.
Logo na infância, ele perdeu os pais e passou anos vivendo num orfanato. Naquela época, a situação poderia ser considerada uma sentença de miséria para a vida. Mas, por sorte, ele demonstrou desde cedo que tinha afinidade com arte, o que levou os diretores do orfanato a matricularem o menino na Academia Imperial de Belas Artes do Rio de Janeiro.
Esse foi o começo de uma carreira de sucesso. Ainda vivendo no orfanato, seis anos depois ele ganhou uma viagem para estudar na Académie Julian, em Paris. Esse aprendizado no exterior levou as suas obras à um estilo mais realista. Da Costa fez parte do grupo de artistas que, ao estudar na Europa e trazer seus conhecimentos para o Brasil, trouxe com ele o academicismo europeu que, mais tarde, a Semana de Arte Moderna tentaria superar.
Retornando ao Brasil, o artista aplicou seus conhecimentos ao retrato das paisagens brasileiras e ao ensino de futuros artistas. Após a sua morte, foi erguido um monumento em sua homenagem no Rio de Janeiro.