Arte do Dia: Raios de Sol de Louis Janmot

text.compare.empty.header
label.searchBox.help2
Dica: Clique na imagem para uma versão maior!
Autor: Louis Janmot
Onde ver: Musee des Beaux-Arts, na França
Ano: Entre 1836 e 1855
Técnica: Óleo sobre tela
O pintor francês Louis Janmot (1814-1892) dedicou quarenta anos da sua vida à produção de uma série de quadros, poemas e desenhos intitulada "O Poema da Alma". São 17 desenhos, um longo poema e 18 quadros, cada um dando continuidade à busca por uma espiritualidade elevada.
A história começa com o poema. A história é a do nascimento e vida de uma nova alma na Terra. Um menino que os anjos levam para viver num paraíso ideal e intocado, ao lado de uma menina com a qual ele brinca. Quando eles chegam na adolescência, juntos deixam a sua família para trás em busca de uma universidade. Mas o conhecimento os faria perder as suas almas, então eles preferem ser educados por um homem sábio que lhes ensina a fé católica. Eles se envolvem num idealizado e puro amor platônico, até que ela morre, vai para o paraíso e ele é obrigado a ficar na Terra.
Depois a história é continuada nos desenhos, que mostram o menino, agora um homem, sofrendo sozinho e sendo tentado pelo demônio, que pretende fazê-lo perder a alma. Todas as vezes o menino triunfa.
Os quadros, feitos depois dos outros dois, mostram um panorama da história. "Raios de Sol" é o 13º quadro da série e mostra uma das tentações que o demônio colocou no caminho do herói para que ele perdesse a alma: o prazer carnal.