Quem participa da CNIJMA
São 73 mil instituições envolvidas na Conferência Nacional, distribuídas por todo o território brasileiro. A participação é dos alunos do segundo segmento do Ensino Fundamental, aqueles entre o 6º e o 9º ano (anteriormente, 5ª à 8ª série).
Entre as escolas, várias fazem parte de áreas quilombolas, comunidades indígenas e na zona rural.
Na prática, cabe às escolas inscritas a formulação de um projeto que proponha adaptação e transformação de seus cotidianos (de maneira contextualizada ao tema da Conferência). Além disso, as instituições precisam escolher representantes que encaminharão as características de cada projeto para todas as etapas do evento.
As primeiras etapas da CNIJMA
A Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente é dividida em quatro etapas, sendo uma delas de realização opcional, enquanto as outras três são obrigatórias.
Na primeira etapa, a Conferência na Escola, devem acontecer as reuniões a nível de escola entre o corpo docente, alunos e demais envolvidos. DesSes encontros, deve sair o projeto de transformação baseado no tema da preservação das águas. Além disso, é nessa etapa que devem ser eleitos os delegados, representantes da escola na CNIJMA, e seus respectivos suplentes. As Conferências nas Escolas precisam ser realizadas até o dia 31 de março de 2018, com o cadastramento necessário até 3 de abril do próximo ano.
A segunda etapa, Conferência Municipal, é a única opcional e envolve apresentação e debate das propostas elaboradas pela Conferência na Escola em um âmbito municipal, com outros órgãos e escolas da mesma cidade.
Próximos passos para a CNIJMA
Na terceira etapa, a Conferência Estadual, as propostas de cada instituição serão discutidas em um evento de âmbito estadual, como o próprio nome indica. A Conferência Estadual seleciona, então, um dos projetos de ação (e, consequentemente, seu delegado) que representará o estado na CNIJMA.
Por fim, acontece a Conferência Nacional em si, agendada para os dias 15 a 19 de junho de 2018 em Brasília.
*
Confira o regulamento e prazos na página da Conferência e fique por dentro desta importante iniciativa. Os recursos hídricos agradecem!