text.compare.title

text.compare.empty.header

Notícias

Como funcionar melhor nas manhãs

      

Você se considera uma pessoa da manhã? Não tem problemas em acordar cedo, tem bastante disposição nas primeiras horas do dia e não tem alterações no humor ligadas ao seu despertador? Provavelmente não, certo? Fique tranquilo.

Muitos não têm o perfil adequado para ter um bom desempenho nas atividades da manhã. No entanto, o lado ruim está no fato de grande parte das ações ligadas ao universo acadêmico e do ensino estarem concentradas justamente na primeira parte do dia.

Não é possível alterar a sua própria natureza e, instantaneamente, passar a lidar bem com a situação, mas algumas atitudes podem dar suporte e incentivar você a funcionar melhor nas manhãs. Não perca mais aula! Confira nossas recomendações.



Como funcionar nas manhãs

Previna-se contra o recurso “soneca”

Você dorme com o despertador, alarme ou celular próximo da cama? Experimente colocá-lo fora de seu alcance. A medida pode funcionar já que impedirá que você utilize o recurso “soneca” de seu smartphone, por exemplo, ou simplesmente desligue o alarme e volte a dormir.

Tome ações que impeçam você de desconsiderar o alerta e continuar o sono. Faça o esforço de se levantar logo no seu primeiro aviso, impedindo assim a possibilidade de postergar o despertar.

Outra dica no mesmo contexto está em prestar mais atenção ao toque que está definido para o seu alarme. Aquele barulho irritante e repetitivo pode ser substituído por uma música agitada ou mais agradável. Não acordar em situação de tensão já é de grande ajuda para aproveitar melhor a manhã.

 

Use a iluminação

O seu quarto tem pesadas e escuras cortinas para evitar a luz do sol e melhorar a sua qualidade de sono? Isto pode ser um empecilho para uma boa manhã, visto que vai te fazer crer que o dia ainda não nasceu e te levará a ficar mais tempo na cama.

Use a luz a seu favor, deixando, por exemplo, uma fresta na cortina para que um feixe entre e ilumine melhor os aposentos.  

 

Crie uma rotina

Acordar e sair correndo para o trabalho é bastante prejudicial para o seu desempenho pelas manhãs. Procure levantar algum tempo antes da hora em que você precisa sair de casa, estabelecendo alguma rotina que lhe ajude a se situar e ter mais disposição.

Um café da manhã reforçado é uma boa pedida. Quem sabe uma meditação ou uma boa leitura também?

 

Não vá dormir tão tarde

Eis um passo que parece óbvio, mas é fundamental. O horário em que você vai pra cama é determinante para a maneira como você vai acordar no outro dia. Procure criar um limite, uma meta para não se deitar tão tarde. Deixar a tradicional checagem das redes sociais no celular logo antes de dormir de lado, por exemplo, já é um bom começo.

Lembre-se: especialistas apontam que um sono saudável deve ter entre sete a oito horas de duração.


Tags:

Aviso de cookies: Nós usamos cookies próprios e de terceiros para melhorar os nossos serviços , para análise estatística e para mostrar publicidade. Se você continuar a navegar considerar a aceitação de seu uso nos termos estabelecidos nos Política de Cookies.