Como funcionar melhor nas manhãs
A vida acadêmica e de estudos normalmente exige disponibilidade para atividades no período da manhã. Aqui vão dicas para quem busca "funcionar melhor" desde cedo

text.compare.empty.header
label.searchBox.help2
A vida acadêmica e de estudos normalmente exige disponibilidade para atividades no período da manhã. Aqui vão dicas para quem busca "funcionar melhor" desde cedo
Você se considera uma pessoa da manhã? Não tem problemas em acordar cedo, tem bastante disposição nas primeiras horas do dia e não tem alterações no humor ligadas ao seu despertador? Provavelmente não, certo? Fique tranquilo.
Muitos não têm o perfil adequado para ter um bom desempenho nas atividades da manhã. No entanto, o lado ruim está no fato de grande parte das ações ligadas ao universo acadêmico e do ensino estarem concentradas justamente na primeira parte do dia.
Não é possível alterar a sua própria natureza e, instantaneamente, passar a lidar bem com a situação, mas algumas atitudes podem dar suporte e incentivar você a funcionar melhor nas manhãs. Não perca mais aula! Confira nossas recomendações.
Você dorme com o despertador, alarme ou celular próximo da cama? Experimente colocá-lo fora de seu alcance. A medida pode funcionar já que impedirá que você utilize o recurso “soneca” de seu smartphone, por exemplo, ou simplesmente desligue o alarme e volte a dormir.
Tome ações que impeçam você de desconsiderar o alerta e continuar o sono. Faça o esforço de se levantar logo no seu primeiro aviso, impedindo assim a possibilidade de postergar o despertar.
Outra dica no mesmo contexto está em prestar mais atenção ao toque que está definido para o seu alarme. Aquele barulho irritante e repetitivo pode ser substituído por uma música agitada ou mais agradável. Não acordar em situação de tensão já é de grande ajuda para aproveitar melhor a manhã.
O seu quarto tem pesadas e escuras cortinas para evitar a luz do sol e melhorar a sua qualidade de sono? Isto pode ser um empecilho para uma boa manhã, visto que vai te fazer crer que o dia ainda não nasceu e te levará a ficar mais tempo na cama.
Use a luz a seu favor, deixando, por exemplo, uma fresta na cortina para que um feixe entre e ilumine melhor os aposentos.
Acordar e sair correndo para o trabalho é bastante prejudicial para o seu desempenho pelas manhãs. Procure levantar algum tempo antes da hora em que você precisa sair de casa, estabelecendo alguma rotina que lhe ajude a se situar e ter mais disposição.
Um café da manhã reforçado é uma boa pedida. Quem sabe uma meditação ou uma boa leitura também?
Eis um passo que parece óbvio, mas é fundamental. O horário em que você vai pra cama é determinante para a maneira como você vai acordar no outro dia. Procure criar um limite, uma meta para não se deitar tão tarde. Deixar a tradicional checagem das redes sociais no celular logo antes de dormir de lado, por exemplo, já é um bom começo.
Lembre-se: especialistas apontam que um sono saudável deve ter entre sete a oito horas de duração.