text.compare.title

text.compare.empty.header

Notícias

Torne rápida e eficiente sua pesquisa na Web

      
Que a internet é uma poderosa ferramenta de pesquisa e pode dar acesso a uma quantidade considerável de informações, você já sabe. No entanto, muitas vezes essa grande variedade de documentos mais atrapalha do que ajuda. Por isso, antes de encarar a sua próxima pesquisa na rede mundial de computadores como um exercício de paciência e resistência, conheça algumas dicas que podem facilitar e refinar a sua busca, evitando assim que você passe horas na frente do monitor sem encontrar o que precisa.

1) Use e abuse dos portais de busca
Para pesquisar sobre um assunto completamente desconhecido, os portais de busca como o Google, Yahoo!, Cadê?,ÿ AltaVista entre outros, são as melhores opções. Porém, se você optar por simplesmente digitar o tema procurado no campo de busca, enfrentará o mesmo problema de acúmulo de informações. Uma maneira de superar esse obstáculo é a utilização de palavras e até mesmo caracteres específicos (aspas, sinais de adição e subtração, asteriscos, entre outros) para delimitar os resultados da pesquisa. Exemplos:

  • Para que uma palavra apareça obrigatoriamente em todos os resultados da pesquisa, basta adicionar o sinal de (+) antes da palavra desejada. Assim, para uma busca sobre bolsa de estudo para pós-graduação em engenharia civil, em vez de escrever simplesmente Engenharia, seria mais eficaz escrever:ÿ Engenharia + Civil+ bolsa + pós-graduaçãoÿ
  • Para que uma palavra seja excluída da busca, acrescente o sinal de subtração (-) antes da palavra desejada. Ou seja, se você quer encontrar informações sobre pós-graduação mas não tem interesse em cursos a distância, digite: Pós-graduação - a distância.

Em geral, essas sintaxes funcionam em todos os sites de busca, no entanto é sempre bom conferir o link de "busca avançada".ÿ

2) Dê um pulinho em uma Biblioteca Virtual
Sim, é possível pesquisar o acervo de várias bibliotecas nacionais e internacionais pela Internet. No entanto, poucas delas disponibilizam - principalmente por restrições autorais - a íntegra dos textos. Mas é possível encontrar resumos, comentários de obras ou, no mínimo, saber que o livro que você procura pode ser consultado no endereço físico da biblioteca. O Universia disponibiliza uma lista das principais Bibliotecas Virtuais. Confira.

3) Consulte os bancos de teses das universidades

Os textos de teses e monografias defendidos nas faculdades são ótimas fontes de informação. Pelo Universia você pode acessar a base dos trabalhos realizados pelos alunos da USP (Universidade de São Paulo) e da Rede PERGAMUM, uma iniciativa da PUC-Rio e PUC-Paraná que reúne 48 instituições em todo o Brasil. Veja em Bibliotecas.

4) Assine uma lista de discussão
Apesar de odiada por alguns internautas - porque elas, invariavelmente lotam as caixas postais - as listas de discussão permitem uma interação de idéias entre profissionais, professores, especialistas e demais interessados. O funcionamento delas é simples: ao ser aceito como participante, você passa a receber mensagensÿ todos os membros e a poder enviar suas contribuições.ÿ
Várias instituições como faculdades, centros esportivos e empresas em geral, fomentam este serviço de troca de informações. Dentre elas, a UGF (Universidade Gama Filho do Rio de Janeiro) que mantém listas de discussões sobre medicina, administração de empresas, comunicação social entre outros temas. Para participar dos debates virtuais da UGF, basta acessar o endereçowww.ugf.br/listas e efetuar o seu cadastro.

5) Pergunte para o Mestre Online
Que tal tirar sua dúvida com um professor especializado no assunto? Com o Mestre Onlineÿ do Universia vocêÿ pode entrar em contato diretamente com diversos professores, das universidades brasileiras e também de outros países, cadastrados para responder suas perguntas. Esse contato pode ser feito através de e-mail ou até mesmo por comunicadores instantâneos como o ICQ.

6) Verifique sempre as informações
Lembre-se: publicar uma página na Internet é uma operação muito simples. Qualquer pessoa pode publicar textos sem o menor compromisso com a veracidade do que escreveu. Adquira o hábito de pesquisar em mais de uma fonte para conferir se as informações são confiáveis.

7) Cuidado com o uso das imagens
Você pode salvar as imagens de um site. Porém, cuidado! Muitas imagens têm direitos autorais e o uso delas para outros projetos podem se transformar em problemas para você. Outro detalhe importante que deve ser lembrado é que o acúmulo de imagens no seu computador pode "encher" o seu HD (Hardisk).

  • Fonte:

Tags:

Aviso de cookies: Nós usamos cookies próprios e de terceiros para melhorar os nossos serviços , para análise estatística e para mostrar publicidade. Se você continuar a navegar considerar a aceitação de seu uso nos termos estabelecidos nos Política de Cookies.