text.compare.title

text.compare.empty.header

Notícias

Ferramentas de ensino online otimizam aprendizado presencial

      

4º Encontro de Informática na Educação
Relato de experiência:
"Trabalho por projetos com ferramentas de cursos a distância em cursos presenciais"
Palestrante: Ricardo Carvalho Rodrigues, Faculdade Sumaré

O professor da Faculdade Sumaré, Ricardo Carvalho, apresentou parte de sua tese de mestrado. O tema da palestra foi a utilização de ferramentas do ensino à distância nos cursos presenciais. Carvalho descreveu o trabalho desenvolvido com duas turmas da Faculdade Sumaré. No primeiro caso, aplicado em uma turma da disciplina Economia II, os alunos foram incentivados a levar a discussão realizada em sala para suas casas.

Para tanto, os alunos faziam um clipping das principais matérias dos cadernos de economia dos jornais de grande circulação e o enviavam ao professor via correio eletrônico. Após análise do professor, os temas eram levados para a sala de aula para serem discutidos. Terminada a discussão em classe, o debate ainda se estendia a um fórum realizado via internet.

Segundo Carvalho, os resultados surpreenderam os próprios professores. Ao final do semestre em que foi realizada a pesquisa, os alunos haviam ampliado as discussões, não se restringindo ao noticiário econômico, mas buscando identificar e diferenciar as linhas editoriais dos jornais. "O resultado foi surpreendente. Os alunos desenvolveram conhecimentos que não estavam previstos no planejamento inicial", comemora Carvalho.

O segundo exemplo foi executado em uma turma da disciplina Comunicação e Expressão, onde a professora pediu que seus alunos se dividissem em grupo e formassem pequenas empresas. Todo o material de referência foi disponibilizado pela professora via web. Além disso, conta Carvalho, as discussões para o estabelecimento da empresa foram feitas via fórum, não podendo ser realizadas em sala de aula. No final do trabalho, foi montado um chat onde os alunos fechavam negócios "virtuais". Para Carvalho, o principal retorno obtido com esta forma de trabalho é o aumento da participação dos alunos. "Na (Faculdade) Sumaré, boa parte dos alunos do noturno trabalha, e como já chegam cansados, dificulta a integração em sala de aula. A utilização dessas ferramentas ajuda a integrá-los", explica.

Segundo o professor, o resultado final da pesquisa aponta que, trabalhando desta maneira, a participação dos alunos é mais ativa e dinâmica. O professor, que também passa a ser mais cobrado pelos alunos, também colhe benefícios e se dedica com mais atenção ao aprendizado.

  • Fonte:

Tags:

Aviso de cookies: Nós usamos cookies próprios e de terceiros para melhorar os nossos serviços , para análise estatística e para mostrar publicidade. Se você continuar a navegar considerar a aceitação de seu uso nos termos estabelecidos nos Política de Cookies.