Ex-reitor da USP aproxima a Física do cotidiano

As novas descobertas da Física alteram a visão do homem sobre si mesmo?

Responder a esta questão pode parecer complicado, mas o professor titular de Física e Química da Universidade de São Paulo (USP) Roberto Leal Lobo e Silva Filho garante que ela está, mais do que se pode imaginar, relacionada a fatos vividos por todas as pessoas no cotidiano.

No domingo, às 18 horas, o professor fará, no Espaço Cultural da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, a palestra A Experiência e o Observador na Física Moderna. Destinado a todos os públicos, incluindo os leigos no tema, o evento faz parte do ciclo de discussões Tempos Pós-Modernos.

Entre outras coisas, o professor, que trabalha com ciência desde 1959 e também é engenheiro, diretor de pós-graduação de Física e ex-reitor da USP (1990-1993), pretende discutir o papel da ciência no século 20 e início do 21, apresentar suas conquistas e problemas e falar sobre o papel do homem moderno frente a ciência e o mundo.

"Como a ciência não explica tudo e muitas vezes não dá certezas, a sociedade acabou perdendo a fé no conhecimento científico e hoje há um certo ceticismo em relação a suas conquistas, além de interpretações exóticas do mundo e misticismo", explica Lobo e Silva. "? preciso lembrar, no entanto, que a ciência foi fundamental na descoberta de coisas importantes e seus resultados prevalecem, são concretos e vieram do trabalho de gente séria, que tenta buscar a verdade e ampliar o conhecimento."

O programa da palestra, que deve durar cerca de uma hora, inclui ainda explanações sobre as teorias da relatividade e da mecânica quântica e discussões dos atuais dilemas e problemas da ciência, incluindo temas sobre como a física entende o papel do observador - e se ele interfere ou não nos fenômenos.

Os ingressos para a palestra custam R$ 15,00 e podem ser adquiridos na secretaria da Sociedade. Depois, haverá uma exposição da esculturas da artista plástica Anita Kaufmann.

Fonte: O Estado de S. Paulo