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Capacitação de professores em consumo sustentável

      

No segundo semestre de 2002, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) promoveu um amplo processo de capacitação dos professores da rede pública municipal de São José dos Campos, em parceria com a prefeitura do município. O projeto, com o tema "Consumo sustentável - o consumidor como agente ativo na proteção do meio ambiente", relaciona-se com o conjunto de atividades previstas no convênio estabelecido no final de 2001 entre o Idec e o Ministério do Meio Ambiente (MMA) para desenvolvimento de uma campanha sobre consumo sustentável. O convênio viabilizou a produção da publicação Consumo Sustentável: Manual de Educação , dirigida aos professores do ensino fundamental, que serviu de base para a capacitação realizada na rede pública de São José dos Campos.

O projeto pedagógico para o curso de capacitação foi elaborado pela Imagem Educação, empresa especializada em comunicação em educação. Com carga horária de 20 horas-aula, o curso trabalhou os temas desenvolvidos no Manual - água, energia, alimentos, transportes, florestas, lixo e publicidade -, mostrando os problemas ambientais associados ao consumo, dicas do que o consumidor pode fazer e um guia didático com sugestões de atividades que o professor pode realizar em sala de aula.

Buscando o trabalho interdisciplinar sobre consumo sustentável nas escolas, as vagas foram abertas para professores de todas as áreas escolares. Participaram 80 professores das disciplinas de Ciências, Matemática, Língua Portuguesa, História, Educação para o Consumo, Educação Física etc., das 33 escolas de ensino fundamental da rede municipal de educação. Em seu conjunto, os professores que fizeram o curso dão aulas para cerca de 13 mil alunos.

Além da introdução a cada um dos temas, no curso foram trabalhados os conceitos de complexidade e transdisciplinaridade, necessários para os alunos entenderem as diferentes dimensões, aspectos e atores envolvidos na necessária mudança dos atuais padrões insustentáveis de produção e consumo.A metodologia de educomunicação utilizada propiciou a realização de oficinas de rádio e jornal com o objetivo de oferecer aos professores e a seus alunos instrumentos de comunicação que facilitem o trabalho sobre consumo sustentável nas escolas.

Um questionário sobre hábitos de consumo foi respondido por mais de 2 mil alunos.Além de o próprio questionário representar um instrumento de conscientização, sua realização forneceu informações importantes para que os professores e a própria Secretaria Municipal de Educação de São José dos Campos conhecessem aspectos importantes da vida de seus alunos e planejassem as atividades de educação para o consumo.

Após o curso, foram realizados três encontros com os professores, totalizando mais 7,5 horas de carga horária, dois deles para acompanhamento e debate dos trabalhos realizados nas escolas, e um último encontro para avaliação dos resultados alcançados.

Resultados

Foram capacitados 80 professores de 33 escolas que lecionam para cerca de 13 mil alunos da rede municipal de ensino fundamental.
As escolas desenvolveram campanhas sobre diferentes aspectos relacionados com o tema "consumo sustentável", envolvendo a produção de programas de rádio, boletins e jornais para as comunidades onde as escolas estão inseridas.
O questionário aplicado explicitou demandas das comunidades mais carentes, como fornecimento de energia elétrica e oferta de coleta seletiva, encaminhadas pela Secretaria Municipal de Educação para a Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente.

Fatores de sucesso

O desenvolvimento das ferramentas e da metodologia adequadas para a realização do curso, com base na publicação Consumo Sustentável: Manual de Educação, elaborada pelo Idec e pelo MMA, no projeto pedagógico da empresa Imagem Educação.

A parceria com a Prefeitura Municipal de São José dos Campos, que viabilizou a participação dos professores.

Desafios e possibilidades

Com os professores capacitados a trabalhar com o tema "consumo sustentável" e com as escolas mobilizadas em torno dos diferentes assuntos que o tema envolve, o principal desafio é implementar as ações e atividades propostas para solucionar os problemas socioambientais detectados, como implantação de coleta seletiva, de hortas e de arborização das escolas, propiciar viagens e estudos de meio etc.


Sugestões de ações na esfera de abastecimento e acesso aos alimentos
Alimentos artesanais - regulamentação e melhoria da qualidade
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