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Unicsul adere ao marketing esportivo

      
Universidade, que é das maiores instituições privadas da cidade de São Paulo, investe em equipe de atletismo. A Unicsul (Universidade Cruzeiro do Sul), uma das maiores universidades privadas da cidade de São Paulo, segue o exemplo de instituições como a Universidade Metodista e passa a investir no esporte como forma de marketing e exposição da marca. O atletismo foi o esporte escolhido, com ênfase nas provas de pedestrianismo de meio-fundo e fundo, como meias-maratonas, maratonas e provas de ruas tradicionais.

A iniciativa revelou-se um sucesso imediato: foi posta em prática em outubro e no começo deste mês Franck Caldeira, atleta de 20 anos, patrocinado pela universidade, venceu a 5ª Volta Internacional da Pampulha, uma das mais importantes provas do calendário nacional. Além do êxito pessoal, a vitória do corredor garantiu ao patrocinador a exposição nacional de sua marca, por meio da emissora aberta de maior audiência no País, coroando com êxito uma estratégia que envolve marketing e incentivo ao esporte amador.

Calendário oficial
A estratégia da Unicsul teve início no dia 19 de outubro, quando foi realizada a prova 10 Quilômetros Unicsul, a primeira organizada por uma universidade em São Paulo. Incluída no calendário oficial da Federação Paulista e da Confederação Brasileira de Atletismo, a competição reuniu 1,8 mil atletas e distribuiu R$ 107 mil em prêmios de incentivo.

O circuito foi todo realizado no bairro Jardim Anália Franco, na zona leste de São Paulo, nos arredores do câmpus principal da universidade. O vencedor foi o corredor português Eduardo Antonio Henriques, de 35 anos, 16º colocado no ranking mundial de corridas cross-country - provas disputadas em terrenos diferentes. Caldeira foi o segundo colocado.

Premiação continuada
Segundo Mary Wahabara, gerente de Marketing e Comunicação da instituição, outro diferencial da prova foi a premiação continuada por um ano aos cinco primeiros colocados de cada categoria, distribuídos da seguinte forma: R$ 1.250 por mês para o primeiro colocado; R$ 850 mensais para o segundo; R$ 540 para o terceiro; R$ 400 para o quarto e R$ 300 para o quinto.

Além de Franck Caldeira, a universidade também teve exposta sua marca na Volta da Pampulha, em Belo Horizonte, por intermédio do segundo lugar alcançado por Sirlene Pinho, 27 anos. Além dela, outra atleta de ponta que está sob a marca Unicsul é a maratonista Márcia Norloch. Ela foi um dos destaques da delegação brasileira nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, neste ano, onde ganhou a medalha de ouro na maratona feminina.

A universidade investiu até agora R$ 300 mil no esquema de marketging esportivo deste ano, valor que poderá subir para R$ 500 mil em 2004. Segundo Wahabara, a universidade ainda não fechou nenhum contrato de exploração de imagem de atletas no caso de algum de seus patrocinados obter êxito em competições internacionais, como campeonatos mundiais ou Jogos Olímpicos.

Fixando a marca
Nosso interesse, por enquanto, é estabelecer nossa marca no atletismo nacional, dando mais visibilidade para nossa prova no Jardim Anália Franco e apoiando nossos atletas nas principais corridas de rua do Brasil, como a Volta da Pampulha e a São Silvestre, em São Paulo, diz a executiva.

Com o investimento no marketing esportivo, a instituição inicia os preparativos para o principal evento dos últimos anos para a sua comunidade, a inauguração de seu terceiro câmpus, agora no bairro da Liberdade, próximo ao centro de São Paulo, o primeiro fora da zona leste. Atualmente, nas unidades de São Miguel Paulista e Jardim Anália Franco, a Unicsul abriga cerca de 16 mil alunos em cerca de 30 cursos oferecidos.

Fonte: Gazeta Mercantil
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