text.compare.title

text.compare.empty.header

Notícias

Como ganhar um prêmio por técnicas de ensino

      

Por Renata Aquino, de Salvador

Utilizar recursos e objetos de aprendizagem inovadores é menos difícil traz mais proveito do que muitos imaginam. Os vencedores do prêmio ABED/Universia apresentaram seus trabalhos em uma sessão especial no 11º Congresso Internacional de Educação a Distância, em Salvador, Bahia. Eles também falaram sobre as idéias originais que levaram a planejar os trabalhos e ganhar o prêmio.

Para Carlos Alberto dos Santos, da UFRGS, a idéia para um objeto de aprendizagem online surgiu do próprio uso que o professor já fazia da Internet. O professor levou o 3º lugar no prêmio com o trabalho "Eletromagnetismo para a Licenciatura em Matemática". "Eu sempre publiquei na Internet desde que ela começou, não havia um conteúdo interessante sobre eletromagnetismo para alunos de matemática então resolvi fazer algo e colocar online", disse Santos. O trabalho é rico de links para informações complementares e o texto é acessível.ÿ

A idéia simples que virou fonte de referência deu o prêmio ao professor, que já pensa em outros projetos "Já tenho um projeto, irmão próximo do premiado, que é um dos textos mais procurados do Google sobre física moderna, o trabalho tem uma parte histórica que pode ser até interessante para o público em geral", contou Santos.ÿ

Interesse por tecnologia muda cotidiano de professor

O 2º colocado do prêmio, Ricardo Ramos Fragelli, credita ao seu interesse por tecnologia a idéia de criar a ferramenta que levou o prêmio, o trabalho "Esforços Internos em Vigas". A ferramenta, definida, como um "auxílio ao ensino presencial", possui exercícios de diversos níveis. "Há o nível Master, que deve ser acompanhado por um professor, e outros mais simples, que o aluno pode fazer sozinho", mostrou Fragelli.ÿ

Para o professor do IESB, a idéia para o projeto surgiu a partir da constatação de que ferramentas tecnológicas aumentavam a interatividade no ensino. "? bom atiçar a curiosidade do aluno, utilizei uma animação estilo Matrix que dá um ar muito bom de interesse na sala de aula", conta Fragelli, que escolheu construir a ferramenta com os softwares Macromedia Flash, Corel Draw e 3D Studio Max. O professor, que tem 27 anos, diz que "sinto como meio que fizesse parte da geração que já nasceu com tecnologia, sempre tive interesse por programação então foi interessante usar isso para criar uma ferramenta que facilitou o ensino".

O professor tem planos de continuar a construir objetos de aprendizagem com tecnologia. "Quero expandir o projeto para outras áreas de engenharia, aumentar o nível de interatividade e colocar vários exemplos em um só", conta Fragelli. "Mas não posso contar tudo porque senão alguém rouba a idéia e quero participar do Prêmio ABED/Universia novamente", disse o professor em entrevista, rindo.

Primeiro colocado levou à frente projeto que foi desencorajado

André Arigony Souto, da PUC-RS, ganhou o primeiro lugar no prêmio ABED/Universia com o "Manual Virtual de Laboratório". O professor de química apostou na tecnologia para a construção de seu objeto de aprendizagem e desafiou colegas que quiseram desencorajá-lo. "Como não sou da área de tecnologia, tive amigos que disseram que fazer uma ferramenta dessas podia ser perda de tempo, os programas podem ser considerados difíceis, mas não foi tanto assim, fiz a ferramenta em apenas 10 dias, em temporada de férias", contou o professor.ÿ

A idéia para o manual veio da dificuldade de dar aulas de laboratório de química e acompanhar e interessar os alunos ao mesmo tempo. "Normalmente essas aulas são feitas com alguns minutos de apresentação e instruções, que ninguém guarda direito, e falta visual; a ferramenta une várias informações em uma só tela, inspirada no filme "O éltimo Samurai", e desperta os interesses dos alunos", contou o professor.ÿ

Todos os vencedores mostraram interesse de participar de futuras edições do prêmio. Os ganhadores esperam ainda que o prêmio cresça cada vez mais e que as pessoas participem mais ainda.

Confira os objetos de aprendizagem em https://www.universiabrasil.net/premioabeduniversia.

Confira a cobertura completa do Congresso ABED 2004 https://www.universiabrasil.net/abed2004.jsp.
  • Fonte:

Tags:

Aviso de cookies: Nós usamos cookies próprios e de terceiros para melhorar os nossos serviços , para análise estatística e para mostrar publicidade. Se você continuar a navegar considerar a aceitação de seu uso nos termos estabelecidos nos Política de Cookies.