Notícias
Tento explicar as coisas cotidianas para meus familiares. Não que eu tenha resposta para tudo, mas posso começar a supor algo. Apesar de a química ser uma ciência exata, é também um pouco de filosofia, já que tentamos justificar as coisas por meio de modelos, afirma.
As perguntas a que Daniela começou a responder a seus familiares são simples. Curiosidades surgidas no dia-a-dia, como por que a borracha do pneu de um carro não se desgasta tanto quanto a da sola de um sapato, o que acontece no interior do motor de um veículo quando você dá a partida e por que o detergente desengordura melhor do que o sabão.
De acordo com o professor Homero Gomes, da Unesp, todos esses problemas estão relacionados diretamente às propriedades químicas dos compostos.
Quando entrou no curso, Daniela pretendia trabalhar em algo relacionado ao ambiente, porém tem gostado tanto de buscar respostas para seus questionamentos que está pensando em permanecer no meio acadêmico após a formatura. Devo sair da graduação e ir direto para a pós, afirma a estudante.
Atualmente, Daniela desenvolve um trabalho de iniciação científica na área de físico-química. Trabalho com polímeros condutores, que são materiais com a capacidade de conduzir energia elétrica. Tentamos trabalhá-los de maneira a aproveitar melhor esta propriedade do composto, explica. (RB)
Leia também
- Perfil: Outros
- Organismos: Universidade de São Paulo, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
- Conheça as regras de padronização da ABNT para trabalhos acadêmicos15 de Maio de 2019
- Entenda as 5 competências da redação do Enem15 de Novembro de 2019
- Mais de 2 mil livros grátis para baixar08 de Setembro de 2019
- Como responder sobre objetivos de carreira em uma entrevista de emprego15 de Novembro de 2019
- Ensinar é simples: 3 dinâmicas de grupo para o ensino fundamental02 de Setembro de 2019
- Entrevista de emprego em inglês: as 7 perguntas mais comuns e suas respostas04 de Agosto de 2019