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UNISUL: Encontro de Moda apresenta criações inspiradas no Renascimento

      
O evento, promovido pelo curso de Tecnologia em Moda da Unisul, mostrou o resultado do trabalho desenvolvido pelas duas turmas durante o semestre, com muitas cores, formas, texturas e sons, na noite de terça-feira, 20, no campus do Norte da Ilha.

Os convidados, logo na entrada, já podiam observar a exposição de mantas e almofadas, confeccionada pelos alunos da 1ª fase. As peças foram inspiradas em grandes estilistas, que fizeram história principalmente nas décadas de 60 e 70, como Pierre Cardín, Paco Rabanne e Nina Ricci. Os acadêmicos buscaram referências das marcas registradas de cada estilista, como o futurismo de André Courréges, a psicodelia de Emílio Pucci e a voluptuosidade de Yves Saint-Laurent.

O desfile das alunas da 2ª fase do curso apresentou roupas inspiradas no Renascimento. As alunas Michele Reis e Marília Piccoli explicaram que o processo de criação foi baseado na soma do conceito com público alvo e referências pessoais. Cada acadêmica buscou um foco diferente do tema geral. Marília, por exemplo, se baseou nas engrenagens e no maquinário das telas de Leonardo Da Vinci, adaptando formas e detalhes, como amarrações. Michele buscou inspiração nas especiarias comercializadas na Europa daquele período, trazendo as cores fortes e formas para suas roupas. Além disso, utilizou o tricô como uma referência pessoal.

O resultado na passarela foram looks variados, com cores fortes, formas ousadas e utilização de técnicas diferenciadas, adaptando o popeline branco em todas as criações, com tingimentos, estampas e texturas.

Antes do desfile houve uma mesa-redonda sobre a moda em Santa Catarina, com a presença do designer Guilherme Correa Meyer, que recentemente lançou um livro sobre metodologia de projeto para design e moda, e a estilista Mary Neusa Clasen, que há 12 anos trabalha com a Felipe Ferreira jeans, de Florianópolis.

Guilherme falou sobre as diferenças entre o estilista e o designer de moda, explicou conceitos como o fenômeno de moda e explicou como acontece a adaptação das tendências para as roupas que são vendidas para o consumidor final. O designer falou ainda sobre o momento dos acadêmicos na universidade, local de experimentação e preparação para o mercado de trabalho, que demanda cada vez mais logística e noção de negócios.

A estilista da Felipe Ferreira, Mary Neusa, expôs como é o processo de criação da marca, que envolve algumas etapas. A primeira consiste na pesquisa, que promove uma análise de mercado, procurando perceber o que foi bem aceito na última coleção e quais são as tendências vigentes. Desenvolve-se uma pequena coleção, que vai para loja em caráter experimental. A partir daí, outras peças são criadas com base naquelas que foram mais vendidas e agradaram ao consumidor.

Fonte: Unisul
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