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Batalha por uma fonte de recursos

      
Em dezembro, com o encerramento do Programa de Expansão da Educação Profissional (Proep), único fundo específico do setor, a situação do ensino profissionalizante deverá se agravar ainda mais. Agora, a luta dos profissionais da área é pela criação de uma fonte exclusiva de recursos.

Segundo Valéria de Barros Nunes, técnica em assuntos educacionais da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, o setor vive na dependência de acordos do governo federal com bancos internacionais.

Para reverter essa situação, já existe um projeto de lei, em tramitação no Senado desde 2003, criando o Fundo de Desenvolvimento e Qualificação do Trabalhador (Fundep). (TS)

Fique atento

A oferta

Na rede particular, somente o Sistema S mantém 110 mil vagas

A rede pública do Estado tem 40 mil alunos nos Centros e Unidades de Educação Profissional

No Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet), da rede pública federal, há aproximadamente 5,5 mil estudantes matriculados

A procura

? necessária a abertura de cerca de 90 mil vagas para atender a procura. A Secretaria de Estado da Educação calcula que 60% dos jovens até 24 anos que sãm do ensino médio e não conseguem vaga nas universidades também estão excluídos da educação profissional

A importância

O Centro de Educação Profissional (Cedup) de Joinville consegue empregar 90% da mão-de-obra formada. Mas 250 pessoas ficam na lista de espera por semestre por falta de vagas, segundo o diretor Marcos da Silva

Iniciativas para melhorias

Em 29 escolas da rede pública estadual de Santa Catarina, o ensino médio está integrado à educação profissional. Além das disciplinas oficiais do ensino médio, as unidades oferecem cursos nas áreas de turismo, comércio, construção civil, agropecuária, saúde, entre outros. Até o dia 1º de agosto, a Secretaria de Estado da Educação vai capacitar 120 professores que participam do projeto de ensino médio integrado à educação profissional

Desde 2005, a Secretaria de Educação do Estado vem promovendo uma série de debates com os professores sobre estratégias de integração do ensino médio à educação profissionalizante
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