text.compare.title

text.compare.empty.header

Notícias

USC: Publicitária avalia mercado do livro

      
Pesquisa de mestrado será desenvolvida na USP e visa ampliar a inserção do livro acadêmico na sociedade brasileira.

Carina Nascimento, formada pelo curso de Publicidade e Propaganda da Universidade do Sagrado Coração (USC) e profissional do departamento de marketing da Edusc (Editora da USC), foi aprovada no programa de pós-graduação da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), na área de Ciências da Comunicação, com o projeto de pesquisa "O livro acadêmico no Brasil: estudos do comportamento do consumidor".

A trajetória profissional da pesquisadora é estritamente ligada ao universo do livro. Carina é funcionária da Edusc, desde 1997, atuando na produção gráfica, nos maiores eventos do mercado livro do Brasil e, atualmente, após conclusão do curso de graduação, no setor de Marketing da Editora.

Segundo Carina, sua trajetória na Edusc despertou seu interesse pela pesquisa do livro universitário. Hoje, o Brasil possui 113 editoras universitárias, filiadas a Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu), responsáveis pelas principais publicações acadêmicas do País, dentre elas, traduções de clássicos essenciais à formação científica do universitário.

A pesquisadora aponta três objetivos principais que justificam o desenvolvimento de sua dissertação de mestrado. São eles: apresentar a sociedade do livro a partir da relação da cultura no Brasil e países desenvolvidos; conhecer o mercado consumidor do livro acadêmico; identificar as atitudes e percepções do consumidor e por fim, aplicar e implementar o plano de marketing.

"A idéia é que as editoras universitárias do país adotem o projeto e apliquem em ações mercadológicas", afirma a pesquisadora. Para ela, a implantação de estratégias de marketing nas editoras universitárias brasileiras são fundamentais, pois todos os leitores têm que conhecer a riqueza dos catálogos de publicações destas editoras.

O projeto aprovado no programa de mestrado da USP será orientado pelo professor Leandro Batista que é doutor em Comunicação Social pela University of North Carolina, U.N.C., dos Estados Unidos. Carina afirma que com o desenvolvimento da pesquisa espera que o resultado seja o desenvolvimento de ações que reflitam na maior inclusão do livro acadêmico na sociedade brasileira.

Além da pesquisa de mestrado, paralelo à produção da dissertação, a publicitária está realizando outros dois projetos interdisciplinares na USP, ambos concorrendo a bolsas de estudo, são eles: "Racismo sub-entendido: a imagem do negro na propaganda" e "Comunicação de risco na sociedade".

Fonte: USC
  • Fonte:

Tags:

Aviso de cookies: Nós usamos cookies próprios e de terceiros para melhorar os nossos serviços , para análise estatística e para mostrar publicidade. Se você continuar a navegar considerar a aceitação de seu uso nos termos estabelecidos nos Política de Cookies.