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Cresceu em 54% número de alunos de EAD em 2006

      
Nesta terça-feira, 3 de abril, foi lançada a terceira edição do Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distância (Abrãad/2007), publicação da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) e do Instituto Monitor, que conta com o apoio da Secretaria de Educação a Distância do MEC (Seed/MEC), no Seminário Nacional da ABED, que está sendo realizado no Recife.

Segundo o Anuário, maior referência em dados sobre Educação a distância no Brasil, um em cada 80 brasileiros estudou por EAD no ano passado. O Brasil teve, em 2006, 2.279.000 de alunos a distância matriculados em vários tipos de cursos: no ensino credenciado, fazendo educação corporativa e em outros projetos nacionais e regionais (Sebrã, CIEE, Fundação Bradesco, Fundação Roberto Marinho etc). Só de alunos credenciados, o número cresceu 54%, e já chegou a 778 mil pessoas. Se forem contados apenas os alunos de graduação e pós-graduação, o aumento foi de 91% em 2006.

Há em todo o Brasil 889 cursos a distância (credenciados pelo Sistema de Ensino ? MEC e conselhos estaduais de educação --, sem contar os livres). O maior grupo isolado é o de pós-graduação lato-sensu (246 cursos). Os de graduação são 205.

A Região Sudeste deixou de ser a região com maior número de alunos a distância no Brasil. Atualmente, ela tem 31% do total. A região Sul do país é agora a que tem maio número de alunos (33%). As regiões Sul e Centro-Oeste são as que mais crescem em número de alunos de EAD.

Os motivos mais freqüentemente apontados para a evasão são a ausência de tempo e de dinheiro. Porém, pesquisas indicam: instituições que têm maior número de alunos por funcionário têm maior evasão. Estudo exploratório indica que outros fatores pesam mais na evasão, tais como: estranhamento com o método, avaliação de que o método é muito puxado, ter achado o material de estudo e os recursos escassos.

A mídia mais utilizada em cursos a distância no país é o material impresso (86% das instituições a utilizam). A segunda mídia mais utilizada é o e-learning (56%).

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