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Consepe vota por mudanças no vestibular da UFRN

      
Milhares de vestibulandos que tentam uma vaga na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) terão agora que se adaptar às novidades no processo seletivo que já valerão para as provas deste ano. Ontem pela manhã, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) aprovou todas as mudanças propostas por uma comissão de estudo do Vestibular, que visam aperfeiçoar o formato do processo.

As principais mudanças são a aplicação da redação como prova e não como questão, diminuição no número de questões para a maioria das disciplinas e institucionalização de um argumento mínimo de 450 pontos para aprovação do candidato. Segundo a presidente da Comperve, Betânia Ramalho, a comissão teve como base do estudo alguns pontos básicos como: a otimização do tempo de aplicação das provas; a redefinição do perfil cognitivo mínimo de ingresso e o perfil sócio-econômico com o desempenho acadêmico dos candidatos. Todas as análises seguiram o princípio de manter a qualidade do Vestibular, preservando o processo como diagnóstico, avaliativo e indutor de conhecimentos.

A partir do processo seletivo deste ano o Vestibular será realizado em três dias, ao invés dos quatro dias anteriores, visando otimizar o tempo de aplicação das provas com a redução de um dia. No primeiro dia as provas totalizariam 60 questões objetivas, das disciplinas Matemática, Química, Biologia, Física e Língua Estrangeira, sendo 12 questões em cada prova. "Desta forma o candidato vai se preparar para a resolução de apenas questões de múltipla escolha no primeiro dia", ressalta Ramalho.

No segundo dia serão realizadas as provas de Português e Literatura, com 20 questões, e História e Geografia, com 12 questões em cada uma, além da Redação, com peso de uma prova. Em comparação com o formato atual, a prova discursiva de Português/Literatura Brasileira ganharia mais cinco questões e haveria a substituição das questões discursivas envolvendo essas disciplinas pela Redação.

No terceiro dia, as provas terão questões exclusivamente discursivas, com três disciplinas, de acordo com as áreas eleitas pelos candidatos, e cada uma com quatro questões. Atualmente as provas são divididas por área, sendo três provas em cada dia, duas objetivas e uma discursiva, com um total de 35 questões, sendo 30 objetivas e cinco dissertativas. "O estudo apontou para a necessidade de um diálogo entre as disciplinas na perspectiva posta pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio", reforça a presidente da Comperve.

Outra mudança significativa para este ano é a institucionalização de um argumento mínimo de 450 pontos para aprovação do candidato. Caso o aluno não atinja esse valor, perde a chance e a Universidade chama o candidato com a segunda opção no curso. Esta proposta foi argumentada pelo fato de que aprovar um candidato com qualquer desempenho (diferente de zero) é apenas transferir o problema da exclusão para dentro da Universidade. "Recebemos muitas reclamações de que várias pessoas eram aprovadas com um nível muito baixo. Com isso nós esperamos aumentar este nível", explica Betânia Ramalho. A forma de cálculo do argumento não foi divulgado pela comperve e a data de realização das provas ainda não foi definida pela comissão.

Tarde

Para o coordenador de cursinho pré-vestibular, Jefferson Câmara Dias, as mudanças no vestibular são positivas, "mas deveriam ter sido feitas antes de se iniciar as aulas". Segundo ele, incluir a redação na lista de provas é bom para aumentar o nível do processo. "? sempre importante valorizar a escrita, porque ela serve para tudo na vida do estudante. Já estamos implementando um laboratório de redação para preparar nossos alunos", afirma.

A vestibulanda de primeira viagem, Marina Lúcia Ribeiro, que tenta uma vaga para o concorrido curso de medicina, disse que em relação à redação como prova vai ser bom para quem lê e estuda de fato. "Já diminuir para três os dias de realização de prova pode ficar complicado, pois teremos menos tempo para fazer mais questões", explica a estudante.
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