text.compare.title

text.compare.empty.header

Notícias

FESPSP: oficinas gratuitas

      

Oficinas Temáticas Livres FESPSP - 2º trimestre/2007

MAIO - Módulo Educação e Mudança

A questão da "ponte" entre a Academia e a Escola
Data: 08/05/2007 - Terça Feira
Horário: das 14h00 às 17h00
A academia produz uma infinidade de teorias e métodos no campo educacional. Do uso do livro na sala de aula a questões de expressão e comportamento, a tentativa é sempre avançar os usos e competências do profissional da educação. Mas, estas novas proposições atingem o universo escolar? Professores de ensino fundamental e médio participam das novas teorias e descobertas acadêmicas para a área da Educação? Esta oficina terá o objetivo de problematizar o vínculo entre a produção acadêmica em educação e a escola, com foco nos estudos de linguagem.
Docente: Márcia Arouca, doutora em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem e integrante do Grupo Acadêmico Pedagógico da FESPSP.
________________________________________

Educação e Compromisso
Data: 10/05/2007 - Quinta Feira
Horário: das 14h00 às 17h00
Educadores têm responsabilidades e elas ultrapassam o espaço específico das salas de aula. Faz parte do planejamento, do preparo e da transmissão de conhecimentos o compromisso de semear a mudança e de formar indivíduos capazes de enfrentar os duros dilemas da realidade. Nesta atividade, os participantes poderão refletir acerca do compromisso que a Educação - logo, o educador - adquire diante da realidade contemporânea.
Docente: Ivan Russeff, Pós-Doutor em Educação e integrante do Grupo Acadêmico Pedagógico da FESPSP.
________________________________________
Cultura Escolar
Data: 15/05/2007 - Terça Feira
Horário: das 14h00 às 17h00
O espaço das instituições de ensino produz uma sociabilidade específica. Não só o interior da sala de aula é responsável pela cultura escolar. Neste sentido, o relacionamento entre profissionais, professores e alunos deve ser também objeto de reflexão e estudo por parte do educador. Nesta oficina os participantes poderão refletir e problematizar questões acerca da cultura escolar e da consolidação das disciplinas.
Docente: Eliana Asche, doutora e mestre em Educação pela PUC/SP, é graduada em Letras pela FFLCH/USP. Leciona Língua Portuguesa e é membro do Grupo Acadêmico Pedagógico da FESPSP.
________________________________________
Educação: poder e mudança
Data: 17/05/2007 - Quinta Feira
Horário: das 14h00 às 17h00
A Educação é também um instrumento de poder, a começar pelas diferenças existentes entre docentes e discentes. As relações no campo da educação devem ser construídas de forma a possibilitar mudanças e a demonstrar que relações de força podem ser compensadas pela vivência e pelo aprendizado. Neste sentido, o educador deve estar preparado para as constantes mudanças da realidade e também para impulsionar a reflexão e a transformação.
Docente: Marize Carvalho Vilela, Bacharel em História pela USP e Doutora em Educação pela PUC/SP. ? professora da FESPSP.
________________________________________
Lógica, pensamento e linguagem
Data: 22/05/2007 - Terça Feira
Horário: das 14h00 às 17h00
A linguagem e a expressão são temas de grande importância. A Filosofia tem o potencial de demonstrar que uma boa organização de idéias e que a clareza no processo de reflexão podem gerar bons resultados para a expressão e a linguagem. Trata-se de exercitar a lógica e fazer dela um instrumento para o pensamento e para a linguagem. Nesta oficina os participantes poderão conhecer um pouco mais acerca desta questão, importante para alunos e professores.
Docente: Luiz Augusto Contador Borges, é escritor, bacharel em Filosofia, Mestre e Doutorando em Filosofia pela FFLCH/USP. ? professor de Filosofia da FESPSP.
________________________________________
JUNHO - Módulo Pensamento, Arte e Sociedade

Experimentando formas de pensar: a Antropologia frente à Filosofia Ameríndia
Data: 12/06/2007 - Terça Feira
Horário: das 14h00 às 17h00
Nós ocidentais, arquitetamos nossa forma de pensar segundo a tradição que convencionamos chamar de ciência - a sistematização lógica dos fenômenos naturais e sociais. A Antropologia tende a investigar outros modos de pensar a forma das relações sociais, que vão além da perspectiva deliberadamente arraigada pela tradição ocidental. Debruçando-se sobre a imagística de outros povos é possível experimentar formas de pensamento que se caracterizam por partirem de pontos de vista distintos acerca das relações sociais. Nessa oficina, nos concentraremos na realidade mostrada pelos povos indígenas da América do Sul.
Docente: Gabriel Pugliese, Bacharel em Sociologia e Política pela FESPSP e Mestrando em Antropologia Social pela USP. Leciona Antropologia na ESP.
________________________________________
As Ciências Humanas e suas fronteiras
Data: 14/06/2007 - Quinta Feira
Horário: das 14h00 às 17h00
As ciências humanas têm em comum o fato de se debruçarem sobre itens da história, da sociedade e do cotidiano. Cada campo das humanidades tende a interpretar a realidade segundo uma proposição analítica específica em contrapartida às ciências chamadas exatas, médicas e naturais. Mas, quais são as fronteiras das humanidades? Qual o alcance de suas interpretações e seus objetos? Será possível pensar além dessas fronteiras? Esta oficina visará uma reflexão acerca desta problemática.
Docente: Luiz Augusto Contador Borges, é escritor, bacharel em Filosofia,Mestre e Doutorando em Filosofia pela FFLCH/USP. ? professor de Filosofia da FESPSP.
________________________________________
Introdução à Dramaturgia
Data: 16/06/2007 - Sábado
Horário: 10h00 às 13h00
Feita de forma leve e descontraída, a oficina levará os participantes a estabelecer uma relação mais próxima com a arte dramática. Também receberão informações valiosas para a composição de seu próprio texto. A atividade será de grande proveito a todos aqueles interessados em teatro e/ou produção textual.
Docente: Celso Solha - ator formado pela EAD-USP e artes cênicas, mestre em Educação e diretor do Projeto FESPSP de Teatro.
________________________________________
Música e Sociedade: cultura e expressão
Data: 19/06/2007 - Terça Feira
Horário: das 14h00 às 17h00
A música é produto da cultura e por vezes expressa sentimentos de nacionalidade, identidade, dentre outros. Quando impregnada de conteúdos ideológicos ela se torna instrumento político e de afirmação, e, por isso, em diversos sentidos, a música pode ser estudada segundo uma acepção sociológica. Nesta oficina os participantes poderão conhecer um pouco mais acerca da relação entre produção musical e sociedade.
Docente: Márcia Regina Tosta Dias é Bacharel em Ciências Sociais pela UNESP, doutora em Ciência Política pela USP e professora de Sociologia da ESP/FESPSP.
________________________________________
Arte e Sociedade: o poder da beleza
Data 21/06/2007 - Quinta Feira
Horário: das 14h00 às 17h00
Refletir sobre obras de arte é muitas vezes refletir sobre um momento histórico e sobre aspectos estéticos e artísticos que incorporam a sensibilidade de sua época. Por outro lado a arte tem o poder de atrair, emocionar e convidar para a reflexão. Há um poder escondido em uma tela, uma peça musical, literária ou dramática. Esta oficina terá o intuito de envolver os participantes em uma discussão sobre a Arte e seu poder sobre as pessoas.
Docente: Luiz Augusto Contador Borges é escritor, bacharel em Filosofia, Mestre e Doutorando em Filosofia pela FFLCH/USP. ? professor de Filosofia da FESPSP.
________________________________________
Música e Sociedade: a Indústria Cultural
Data: 26/06/2007 - Terça- Feira
Horário: das 14h00 às 17h00
A Revolução Industrial transformou o mundo do trabalho e promoveu uma mudança social nunca vista até então. Com o avanço das técnicas de reprodução, as artes passaram a ser disseminadas de forma massificada e tornaram-se produtos industriais. Assim, tanto a reprodução quanto a produção musical passaram a ser fortemente enviesadas pelo interesse comercial. · luz da sociologia esta oficina visará uma reflexão acerca da música e de sua relação com o mercado e com a sociedade.
Docente: Márcia Regina Tosta Dias é Bacharel em Ciências Sociais pela UNESP, doutora em Ciência Política pela USP e professora de Sociologia da ESP/FESPSP.
________________________________________
Cultura e Identidade em época de Globalização
Data: 29/06/2007 - Sexta Feira
Horário: das 14h00 às 17h00
Esta oficina tem o intuito de apresentar o debate atual das ciências sociais acerca das novas formas de identidades culturais - provenientes do processo de globalização no Ocidente Moderno. Abordaremos as questões levantadas por narrativas identitárias e suas implicações na configuração do mundo atual. A discussão entre identidades global e local permite demonstrar os limites da identidade regional, bem como do processo de globalização, além de tencionar os limites conceituais da alteridade ao nível mundial.
Docente: Gabriel Pugliese, Bacharel em Sociologia e Política pela FESPSP e Mestrando em Antropologia Social pela USP. Leciona Antropologia na ESP.

Um conjunto de aulas especiais abordando temas relacionados à cultura, à arte, à educação e à vida profissional é a proposta para o 2º trimestre de 2007 do programa de Oficinas Temáticas Livres que a FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo) oferece gratuitamente à comunidade.

Durante os próximos três meses, as oficinas serão estruturadas em módulos distintos, enfatizando e mesclando, a cada mês, assuntos de diferentes áreas do conhecimento dentro da seara das humanidades.

Em abril, as oficinas comporão um módulo sobre Cultura e Biblioteconomia cujas aulas refletirão temas variados, como a relação entre carreira profissional e satisfação pessoal, a atuação do Bibliotecário no mercado de trabalho contemporâneo, a questão da censura de livros no Brasil sob uma perspectiva histórica, dentre outros assuntos.

No mês de maio, Educação e Mudança é o tema que norteará a programação das oficinas. Cinco aulas compõem este segundo módulo do trimestre, que pretende incentivar a discussão acerca do importante papel que a educação e os educadores têm para a mudança social.

Por fim, no módulo do mês de junho, Pensamento, Arte e Sociedade é a linha temática que orientará as discussões que serão colocadas em pauta nas oficinas. Trata-se de um módulo voltado à reflexão de dimensões simbólicas da sociedade como a música, a cultura, a dramaturgia, a identidade, a etnologia, a estética, além de outras questões relacionadas.
As oficinas são gratuitas e abertas à participação de toda a comunidade, sem exigência de qualquer pré-requisito. Em todas elas há certificação de participação, o que possibilita que estudantes e profissionais das mais diversas áreas possam integrar esta atividade a seus currículos como um elemento de complementação de formação.

Para obter informações ou efetuar inscrições basta acessar o site https://www.fespsp.org.br/oficinas ou entrar em contato no telefone (11) 3123-7800. As oficinas acontecem na unidade da FESPSP localizada na rua General Jardim, 522, na Vila Buarque, próxima às estações República e Santa Cecília do Metrô, na região central da capital paulista.

  • Fonte:

Tags:

Aviso de cookies: Nós usamos cookies próprios e de terceiros para melhorar os nossos serviços , para análise estatística e para mostrar publicidade. Se você continuar a navegar considerar a aceitação de seu uso nos termos estabelecidos nos Política de Cookies.