text.compare.title

text.compare.empty.header

Notícias

Inscreva-se para o GMC

      

Estão abertas até 3 de setembro as inscrições para o GMC (Global Management Challenge) jogo de estratégia e gestão. Universitários, pós-universitários e profissionais podem montar suas equipes (entre três e cinco integrantes) e se inscrever para a edição 2007. O objetivo do GMC é premiar as melhores equipes que, na competição, exercerão os papéis de diretores de uma empresa virtual. No jogo de negócios, cada equipe deve definir estratégias pertinentes as diferentes áreas de atuação da empresa (marketing, produção, recursos humanos e finanças). Assim como na vida real, as que obtiverem melhor desempenho, serão as finalistas.

Segundo a coordenadora central do evento, Awdrey Ribeiro, trata-se de uma oportunidade para inserir os jovens no mundo do empreendedorismo, além de permitir que qualidades como liderança, capacidade de negociação, trabalho em equipe, entre outras tão valorizadas no mercado de trabalho sejam acentuadas e possam ajudá-los a conquistar um lugar ao sol no mundo corporativo. Isto porque, desde sua criação, na década de 80, a competição já mostrou a que veio não só para os estudantes, mas para o empresariado dos 24 países em que está presente, tornando-se diferencial competitivo. "Assim, aqueles que participam do jogo acabam somando pontos em seu currículo," diz.

A grande novidade desta edição é que a equipe que obtiver a primeira colocação da final nacional receberá um prêmio no valor de R$ 5.000,00 em dinheiro, além de passagens aéreas e hospedagem por conta da organização do evento para representar o Brasil na próxima Final Internacional do desafio, em abril de 2008, em Bucareste - Romênia.

O vencedor do prêmio "Empreendedor do Futuro" - categoria especial destinada a um dos candidatos entre os 40 finalistas da edição nacional - será contemplado com reuniões periódicas junto a especialistas para traçar um plano de carreira e ter acompanhamento de sua formação acadêmica e profissional. "O 'Empreendedor do Futuro' é uma premiação especial em reconhecimento às habilidades desenvolvidas dentro do projeto", explica Awdrey.

Vale lembrar que os grupos formados exclusivamente por universitários precisam de uma empresa que patrocine as inscrições. Caso não consigam, é possível fazer uma pré-inscrição e aguardar que a organização do evento encontre uma empresa interessada em patrocinar a equipe. A taxa de inscrição é de R$ 30,00 por pessoa. Equipes formadas por profissionais, estudantes de pós-graduação e MBA ou ainda equipes mistas de profissionais e estudantes de graduação, devem entrar em contato com a organização para obter informações sobre sua participação. Para este grupo o valor da inscrição é de R$ 3.000,00.

Desde a sua criação, o evento já contou com mais de 350 mil participantes. Para esta edição, são esperadas cerca de 400 equipes - crescimento significativo se comparado com o ano anterior que contabilizou cerca de 330. Todos os integrantes receberão certificado de participação via digital e os finalistas, diplomas.

O programa

O GMC foi criado na década de 80 em Portugal, e hoje está presente em mais de 24 países. Desde 2006, a competição no Brasil é organizada pela IBC (International Business Communications), em parceria com a SDG (Simuladores e Modelos de Gestão), de Portugal. O desafio foi concebido pelos sócios da EDIT 515 UK, professores do Departamento Operacional de Pesquisa da Universidade de Strathclyde, na Escócia e é constantemente atualizado para atender as necessidades do mundo empresarial e as novas tecnologias.

Como funciona

A competição é dividida em três turnos. O primeiro, entre 11 de setembro e 16 de outubro de 2007, marcará o período em que os competidores receberão quatro tarefas a serem solucionadas semanalmente. No segundo turno, de 23 de outubro a 27 de novembro, ocorrem duas fases classificatórias em que os competidores participarão de novas tomadas de decisão ainda em modo virtual. Nessa fase sobrarão apenas 64 candidatos. O terceiro turno, realizado em 12 de dezembro, compreende a Final Nacional e será presencial em São Paulo. A idéia é que os competidores tomem decisões integradas, para continuar maximizando o valor de suas "empresas" na bolsa.

Segundo Awdrey, o Brasil conta com um histórico positivo de participação na competição. Há duas vitórias no currículo brasileiro, a primeira em 1981 e a segunda em 1998. Além disso, em 2006, o grupo brasileiro ficou em 8º lugar.

  • Fonte:

Tags:

Aviso de cookies: Nós usamos cookies próprios e de terceiros para melhorar os nossos serviços , para análise estatística e para mostrar publicidade. Se você continuar a navegar considerar a aceitação de seu uso nos termos estabelecidos nos Política de Cookies.