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Cardápio nota 10

      

Do Universia

Nada de assaltos noturnos à geladeira, nem de churrasco regado à cerveja no final de semana. ·s vésperas do vestibular - quando a ansiedade e o nervosismo estão à flor da pele -, a dica é comer com moderação. "Uma alimentação leve, combinada com verduras e legumes, é muito importante, mas nada em quantidade exagerada", sugere a professora e coordenadora do curso de Nutrição da Uninove (Centro Universitário Nove de Julho), Kátia Gavranich.

Outra dica importante para você que vai passar algumas horas com lápis e papel na mão é: nada de invenções de última hora. O nutricionista da Faculdade de Saúde Pública da USP (Universidade de São Paulo), Daniel Henrique Bandoni, lembra que manter os hábitos alimentares rotineiros é a melhor pedida para não ser pego de surpresa durante a prova. "Quem tem o costume de tomar café preto, por exemplo, não sente seu efeitos com tanta intensidade, diferente de alguém que vai consumir o café apenas para ficar 'alerta'. Aliás, algo que não é indicado", afirma.

Relaxar, pero no mucho

No fim de semana que antecede o vestibular, é importante relaxar, mas atenção: nem pense em recorrer a qualquer tipo de bebida alcóolica! Um copinho aqui e outro ali são suficientes para comprometer seu rendimento durante a prova. "? importante evitar bebidas alcoólicas até 72 horas antes do exame especialmente porque elas afetam a memória", alerta Kátia.

Aos 45 do segundo tempo é inevitável surgir aquela dúvida: será que eu estudei tudo mesmo? Acho que preciso dar uma última revisada naquela apostila de Física. Frutos da tensão e do nervosismo pré-vestibular, essas indagações só servem para deixar você ainda mais tenso. Portanto, antes que você perca o sono com dúvidas fora de hora, uma dica valiosa da nutricionista da Uninove é abusar dos chás para ficar calminho. "Chás de erva doce, camomila ou erva cidreira, por exemplo, têm efeito relaxante e, portanto, ajudam a ter um sono mais tranqüilo", diz Kátia.

A hora H

Todo mundo sabe que pular o café da manhã não é uma boa, mas mesmo assim, com medo de passar mal durante a prova, muito teimoso de plantão prefere sair de casa de estômago vazio. ? justamente esse candidato que corre o risco de se desconcentrar pela fraqueza (ou pelos "rugidos" de seu estômago). "Iniciar o dia com um bom café da manhã é essencial, principalmente se a prova acontece antes do almoço", recomenda Daniel. Se o vestibular for na parte da manhã é aconselhável acordar um pouco mais cedo e ter um café equilibrado, com leite e mais alguma fonte de carboidrato como pão ou torrada.

Vale lembrar que comida demais também faz mal. Portanto, se o exame for na parte da tarde, o almoço deve ser leve. ? bom não abusar de massas pesadas com molhos gordurosos, feijoada, pizza etc. Segundo a nutricionista, estes alimentos exigem mais empenho do organismo na hora da digestão, podendo causar desconforto durante a prova.

Durante a prova, o conselho geral é: fuja de alimentos industrializados que contenham excesso de sal como os famosos salgadinhos. Bandoni explica: "por ser rico em sódio, eles podem causar muita sede. Além disso, têm um odor forte e são barulhentos, o que pode tirar a atenção". Refrigerantes também não são indicados. Ao contrário do que se pensa, eles aumentam ainda mais a sede. Sendo assim, a água continua sendo a melhor pedida para matar a sede."água, frutas, chocolate e barrinhas de cereal são alimentos ideais durante a prova", conclui Kátia.

Confira, abaixo, a sugestão de cardápio feita por especialistas para garantir refeições equilibradas antes do vestibular:

Café com leite - 1 xícara
Pão integral - 2 fatias
Manteiga - 2 pontas de faca
Peito de Peru - 1 fatia
Fruta - 1 unidade (tangerina, papaya, banana prata, maçã)
Suco de Fruta natural
Arroz integral - 3 colheres de sopa
Lentilha - 2 colheres de sopa
Filé de Frango grelhado 1 unidade média
Legumes cozidos (cenoura, vagem, chuchu) - 2 colheres de sopa
Salada de alface com tomate - 1 prato de sobremesa
Banana com canela ao forno - 1 unidade
Suco de fruta natural - 1 copo
Vitamina de Frutas (leite, aveia, morango, papaya, banana)

Pizza - 2 fatias

Suco Natural de Frutas

Gelatina - 1 pote pequeno

Chá de erva cidreira
Leite com Cereais Matinais e frutas (banana ou morango)
Chá de erva doce
Maçã - 1 unidade
Macarrão com molho (espaguete) - 1 prato raso
Carne Assada - 1 fatia
Purê de mandioquinha - 2 colheres
Salada de brotos de alfafa - 1 pires de chá
Maçã cozida com canela - 1 unidade
Suco Natural de Frutas
água, fruta, cholocate ou barra de cereais.
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