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Notícias

Nova visão do Marketing

      

Ficha Técnica

Título:Gestão de Marketing e Comunicação - Avanços e Aplicações


Autor: Mitsuru Yanaze

Páginas: 554

Ano: 2007


Editora Saraiva

Por Renato Marques

O que é Marketing? A pergunta é difícil e as respostas, inúmeras. Agora, quer uma ainda mais difícil? Como fazer um planejamento de Marketing consistente e que consiga levar uma empresa a bons resultados? Naturalmente, não existe uma fórmula mágica que garanta ao profissional resultados positivos. ? preciso reconhecer, no entanto, que os estudos na área têm avançado bastante, inclusive no Brasil.

Em meados desse ano, chegou às livrarias brasileiras a primeira edição do livro "Gestão de Marketing e Comunicação - Avanços e Aplicações", de autoria de Mitsuru Yanaze, professor da ECA-USP (Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo). O livro, lançado pela Editora Saraiva, é uma das primeiras obras em português com tamanha abrangência. Trata, com profundidade, de todas as etapas e modelos tradicionais da gestão de marketing com uma abordagem mais voltada para a prática.

"Existem diferentes livros que abordam alguns temas de forma brilhante, muito bem concatenados, mas não fazem ligação com outros conceitos. Esse é o grande problema", comenta Yanaze. "São livros que apresentam conceitos e modelos muito relevantes, mas não se conectam uns aos outros e não trabalham uma abordagem prática. Falam bastante sobre o modelo, mas na hora da prática não dão exemplos."

De acordo com o professor Yanaze, essa interligação entre os modelos permite uma análise sistêmica e constante dos fatores que influenciam o ambiente de negócio. A partir dessa análise é possível definir as estratégias dos "outputs" de marketing (produtos e serviços; preços e remuneração; distribuição e vendas e comunicação), que devem representar decisões equilibradas.

"Uma das minhas preocupações, que é algo que trabalho de uma forma forte no livro, é estabelecer uma relação entre os diferentes modelos consagrados. Esse livro faz uma relação entre eles e estabelece o papel de cada modelo dentro desse contexto. Isso os valoriza e faz com que trabalhem de uma forma bem aplicada", explica.

Em entrevista exclusiva ao Universia, o professor Mitsuru Yanaze falou sobre o processo de produção do livro e a maneira como a obra reflete muito de seu trabalho acadêmico e empresarial. Falou também sobre as dificuldades que as pequenas, médias e mesmo as grandes empresas encontram para organizar o seu planejamento e manter uma análise sistêmica em sua rotina. Para ler a entrevista, clique nos links abaixo:

- 1¦ Parte: A opção, no livro, pelo uso prático de modelos

- 2¦ Parte: Lições para a prática empresarial

O autor
Mitsuru Yanaze é doutor em Comunicação Institucional pela ECA-USP (Escola de Comunicação e Arte da Universidade de São Paulo, mestre em Administração Mercadológica (MBA - Master of Business Administration) pela Michigan State University - EUA. Atua como Consultor de marketing, professor de graduação e pós-graduação da ECA e de pós-graduação da UNIP (Universidade Paulista) e, ainda, professor e coordenador do curso de pós-graduação da Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero.

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