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Notícias

Atendimento ao cliente universitário

      

Do Universia

A palestra "Marketing de serviços e a Instituição de Ensino Superior", da 5ª edição do FUP, comandada por Christopher Lovelock, abordou um tema que vem ganhando cada vez mais espaço e importância nas IES: o aluno-cliente.

Encarar o aluno como co-produtor do serviço educacional é fundamental, segundo Lovelock. "Na universidade, o aluno é cliente e matéria-prima. E para ter o reconhecimento de seu serviço é preciso trabalhar com o equilíbrio desses conceitos."

O marketing de serviços é uma solução para alguns problemas recorrentes pelos quais passam as instituições educacionais, é muito comum usar um serviço complementar a sua finalidade fim para avaliar a qualidade de um estabelecimento.

"Os serviços prestados para os alunos como auxiliar na procura de empregos, atividades culturais, salas de aula, alimentação, entre outros são todos trabalhos de marketing que permeiam e garantem a qualidade para o serviço fim da instituição", argumentou Lovelock.

"Atrair novos alunos é tão importante quanto os manter na universidade, e uma das funções do marketing de serviços é garantir que isso aconteça", complementou. Fazendo uso disso, as IES conseguem se administrar melhor e ter mais tempo para se focar em um de seus principais objetivos: a qualidade de desempenho dos seus alunos.

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