text.compare.title

text.compare.empty.header

Notícias

Brasileiros dominam a web

      

O brasileiro gosta da coisa. Não pode ver uma ferramenta nova de internet que já toma conta. Começou em meados de 1996 quando da popularização dos navegadores. Descoberto o prazer de viver em rede, vieram os softwares de comunicação instantânea como o ICQ e o MSN. Aí surgiu o site de relacionamentos Orkut, os blogs, fotologs, o Youtube e este ano começa a se popularizar o Second Life. Quem confirma essa paixão dos brasileiros pela interatividade da internet é Alexandre Sanches Magalhães, gerente de análise de mercado do Ibope. E isso se traduz em números. O Brasil é líder de usuários no Orkut e foi o primeiro país a ganhar uma versão exclusivamente nacional. Fato que se repetiu com o Second Life, cuja população brasileira já é a segunda colocada, com 8,5% do total, atrás apenas dos Estados Unidos, que têm 26,5%.

Magalhães tem algumas hipóteses para essa facilidade dos brasileiros com a interatividade da internet. A primeira delas está intimamente ligada à característica dos brasileiros, muito abertos à comunicação. Outra tese do executivo está relacionada à faixa etária do internauta brasileiro. De acordo com seus dados, 64% dos usuários brasileiros da rede mundial de computadores têm até 34 anos. Esse domínio se reflete no comportamento na internet. "Os mais jovens têm mais forte essa coisa de pertencer a um grupo. Então se o amigo usa determinada ferramenta, ele também usa. E isso é uma coisa que deixa de ser importante nos mais velhos", diz ele.

Além disso, Magalhães explica que são os jovens os grandes alavancadores das novas ferramentas de interatividade da internet. "O Brasil tem uma internet com um público muito mais jovem. Quando o jovem adota uma ferramenta qualquer dessas, isso acaba se espalhando para outras camadas etárias. Do contrário não, e aí essa ferramenta morre", afirma ele. Segundo Magalhães, esse é um dos motivos para os fracos números do Second Life, cujo pico de usuários ativos foi registrado em maio deste ano com 217 mil usuários, de acordo com dados do Ibope. "No Brasil, o Second Life foi inicialmente usado por outras faixas etárias", explica ele.

O gerente de análise de mercado do Ibope cita ainda o e-mail para demonstrar mais uma vez essa característica de sucesso na internet baseado na boa relação com os jovens. "O MSN, mesmo na época do ICQ, é uma ferramenta que os brasileiros usam como nenhum outro povo. Já com o e-mail não acontece isso porque trata-se de uma ferramenta muito formal, diferente do MSN, cujo uso no Brasil é gritante. O Youtube rapidamente foi adotado aqui e mesmo o Orkut. Nos outros países, o Orkut tem audiência igual ao do Second Life", acrescentou ele. Tudo graças aos jovens, segundo ele.

  • Fonte:

Tags:

Aviso de cookies: Nós usamos cookies próprios e de terceiros para melhorar os nossos serviços , para análise estatística e para mostrar publicidade. Se você continuar a navegar considerar a aceitação de seu uso nos termos estabelecidos nos Política de Cookies.