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Não há mais espaço para chefe sabe-tudo

      
<p>   </p><p> Imagine que você é um gestor do <strong>departamento de TI</strong> e está conversando com alguns <strong>engenheiros de software</strong> que trabalham pra você. Um deles faz uma <strong>pergunta técnica</strong> e depois de alguns segundos, você responde que <strong>não sabe</strong>. Logo em seguida, outro funcionário dá a resposta. Você se sente <strong>desequilibrado</strong>, como se tivesse <strong>falhado em uma prova</strong> na frente de todos seus funcionários que recorrem a você em busca de ajuda. </p><p>   </p><p><a style=color: #ff0000; text-decoration: none href=https://noticias.universia.com.br/destaque/reportagem/2011/06/06/833343/quer-ser-chefe-101-dicas-importantes-dar-bem.html>» 101 dicas para ser um bom chefe</a><br/><a style=color: #ff0000; text-decoration: none href=https://noticias.universia.com.br/destaque/reportagem/2011/06/08/834336/5-formas-lidar-com-chefes-dificeis.html>» 5 formas de lidar com chefes difíceis</a><br/><a style=color: #ff0000; text-decoration: none href=https://carreira.universia.com.br/>» Fique por dentro de todas as notícias do canal de Carreira do Universia Brasil</a><br/><a style=color: #ff0000; text-decoration: none href=https://noticias.universia.com.br/tempo-livre/noticia/2011/06/11/834636/quer-um-ipad-2--ipad-smart-cover-novinhos-participe-do-novo-concurso-cultural.html>» Quer um iPad 2 + iPad Smart Cover novinhos? Participe do novo concurso cultural</a><br/><a style=color: #ff0000; text-decoration: none href=https://twitter.com/universiabrasil target=_blank>» Siga o Universia Brasil no Twitter</a></p><p>   </p><p> Essa situação pode ser aplicável em qualquer área do conhecimento. A verdade é que por mais que você se atualize na sua área não é possível saber tudo. Mas de acordo com pesquisa interna realizada pelo Google, os trabalhadores não esperam mais que o chefe seja o "sabe-tudo" e mais inteligente. </p><p>   </p><p> A pesquisa era para analisar as críticas de desempenho e identificar as frases mais comuns e palavras-chaves usadas para descrever os gestores. Havia oito opções de respostas em que os empregados deviam numerar em ordem de importância. Sabe qual foi a menos importante para ser um bom chefe? <strong>Ter conhecimento técnico</strong>. </p><p>   </p><p> Se ainda assim você sente que precisa ser o melhor e mais brilhante da sua área, deve repensar no que exatamente te faz um bom gestor. Talvez você ocupe o cargo porque a empresa realmente considera você bom no que faz. Talvez porque você é o melhor do grupo ou tem capacidade de escrever um código melhor, vender mais e ter ideias melhores. </p><p>   </p><p> Como chefe é difícil ter essa mentalidade de analisar de que não é possível saber mais do que todos e dar conta dos assuntos e problemas que surgem. Mas o ideal é que mudar sua mentalidade que pode causar sérios danos e fazer você ficar limitado como chefe. </p><p>   </p><p> Evite competir com quem trabalha com você e se comparar a eles com relação a conhecimento, habilidades e eficiência. Acreditar que tem ser sempre o "sabe tudo" te tornará um mau gestor, além de limitar o desempenho da sua equipe. O importante é ter conhecimento suficiente sobre o assunto para entender do trabalho e poder emitir comentários e saber dos problemas comuns que podem aparecer. O chefe também deve estar pronto para assessorar e ajudar a encontrar ajuda para os que estão com algum problema, e não simplesmente dar a solução. </p><p>   </p><p> Seu trabalho é fazer com que os outros trabalhadores sejam os melhores e cada vez se tornem mais produtivos como indivíduos e como parte de um grupo. O êxito de uma equipe não depende só do conhecimento e inteligência do gestor, mas também da capacidade que ele tem de sacar o melhor de seus funcionários. </p><p>   </p><p>   </p>

 

Imagine que você é um gestor do departamento de TI e está conversando com alguns engenheiros de software que trabalham pra você. Um deles faz uma pergunta técnica e depois de alguns segundos, você responde que não sabe. Logo em seguida, outro funcionário dá a resposta. Você se sente desequilibrado, como se tivesse falhado em uma prova na frente de todos seus funcionários que recorrem a você em busca de ajuda.

 

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Essa situação pode ser aplicável em qualquer área do conhecimento. A verdade é que por mais que você se atualize na sua área não é possível saber tudo. Mas de acordo com pesquisa interna realizada pelo Google, os trabalhadores não esperam mais que o chefe seja o "sabe-tudo" e mais inteligente.

 

A pesquisa era para analisar as críticas de desempenho e identificar as frases mais comuns e palavras-chaves usadas para descrever os gestores. Havia oito opções de respostas em que os empregados deviam numerar em ordem de importância. Sabe qual foi a menos importante para ser um bom chefe? Ter conhecimento técnico.

 

Se ainda assim você sente que precisa ser o melhor e mais brilhante da sua área, deve repensar no que exatamente te faz um bom gestor. Talvez você ocupe o cargo porque a empresa realmente considera você bom no que faz. Talvez porque você é o melhor do grupo ou tem capacidade de escrever um código melhor, vender mais e ter ideias melhores.

 

Como chefe é difícil ter essa mentalidade de analisar de que não é possível saber mais do que todos e dar conta dos assuntos e problemas que surgem. Mas o ideal é que mudar sua mentalidade que pode causar sérios danos e fazer você ficar limitado como chefe.

 

Evite competir com quem trabalha com você e se comparar a eles com relação a conhecimento, habilidades e eficiência. Acreditar que tem ser sempre o "sabe tudo" te tornará um mau gestor, além de limitar o desempenho da sua equipe. O importante é ter conhecimento suficiente sobre o assunto para entender do trabalho e poder emitir comentários e saber dos problemas comuns que podem aparecer. O chefe também deve estar pronto para assessorar e ajudar a encontrar ajuda para os que estão com algum problema, e não simplesmente dar a solução.

 

Seu trabalho é fazer com que os outros trabalhadores sejam os melhores e cada vez se tornem mais produtivos como indivíduos e como parte de um grupo. O êxito de uma equipe não depende só do conhecimento e inteligência do gestor, mas também da capacidade que ele tem de sacar o melhor de seus funcionários.

 

 


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