text.compare.title

text.compare.empty.header

Notícias

Navegar na internet no trabalho melhora a produtividade

      
(Crédito: SXC.HU/Divulgação)
(Crédito: SXC.HU/Divulgação)

 

Segundo um novo estudo elaborado por investigadores da Universidade Nacional de Singapura, os trabalhadores que navegam na internet durante o horário de trabalho têm um melhor desempenho e são mais produtivos. Após a realização de testes com três diferentes grupos de funcionários, concluiu-se que o uso da internet contribuiu para a recuperação mental dos trabalhadores.

 

» Steve Jobs deixa a Apple; Confira algumas frases que marcaram sua carreira
» 12 principais motivos para não criticar as pessoas online
» As 50 melhores páginas da internet de 2011

 

A pesquisa, apresentada na reunião anual de negócios no Texas, Estados Unidos, foi baseada em dois experimentos: um realizado com alunos e outro com adultos. Ambos obtiveram resultados similares. O processo consistia em dividir as pessoas selecionadas em três grupos. Todos procuraram durante 20 minutos quantas vezes a letra "e" se repetia em um texto. Os 10 minutos seguintes eram de recuperação. Para o primeiro grupo foi dada outra tarefa simples, enquanto o segundo podia fazer o que quisesse naquele período de tempo. Já os integrantes do terceiro grupo navegaram na internet durante esses 10 minutos.

 

Depois do descanso, os três grupos voltaram a buscar a letra "e" em um texto. Os resultados indicaram que os que haviam navegado na internet durante os 10 minutos anteriores foram mais produtivos na hora de realizar a tarefa. Além disso, apresentaram menores níveis de cansaço e de aborrecimento.

 

Em suma, os funcionários que fazem uma pausa para verificar algo na web têm melhor desempenho do que aqueles que trabalham de forma contínua ou de forma distraída.

 

O costume de consultar a internet no trabalho e "perder tempo" navegando recebe em inglês o nome depreciativo de cyberloafing.

 

O estudo revelou também que os e-mails pessoais são prejudiciais, pois reduzem a concentração. Quando os funcionários respondem aos e-mails, podem experimentar emoções negativas e interromper o fluxo de trabalho.

 

 


Tags:

Aviso de cookies: Nós usamos cookies próprios e de terceiros para melhorar os nossos serviços , para análise estatística e para mostrar publicidade. Se você continuar a navegar considerar a aceitação de seu uso nos termos estabelecidos nos Política de Cookies.