Notícias

Os 10 segredos dos líderes de sucesso

      
(Crédito: Jezper/Shutterstock.com)
(Crédito: Jezper/Shutterstock.com)

 

Tornar-se um grande líder não é uma tarefa fácil. A capacidade de liderança é uma característica que qualquer empreendedor procura ter. No entanto, o talento necessário para guiar seu time pode estar muito próximo de você, é só saber aproveitá-lo.

 

» 4 dicas para você criar o perfil de Twitter perfeito para a sua empresa
» Os 9 trabalhos mais odiados
» Ganhe seus empregados em 3 passos

 

Começar um novo negócio também implica em adquirir capacidade de liderança. A tarefa pode ser um grande desafio para os donos de pequenas e médias empresas que estão começando no ramo ou que estão criando novas áreas e precisam de alguém para coordená-las.

 

Veja a seguir 10 dicas de grandes líderes que vão ajudar no desenvolvimento de sua carreira:

 

1) Crie um time dedicado
Seu time precisa abraçar a causa e estar pronto para lutar com você e sua empresa. Um líder de sucesso precisa estar pronto para ser social e ser esperto o suficiente para lidar com a inteligência das pessoas. O líder também deve ser capaz de fazer uma leitura do perfil de cada um dos candidatos a uma vaga e saber selecionar os melhores talentos.

 

2) Seja comunicativo
Mesmo com uma pequena equipe de 5 ou 10 pessoas, comunicar-se de maneira frequente é a chave para qualquer profissional que quer se destacar na empresa e ter uma boa relação com todos os membros do time. Uma ideia é enviar e-mails semanais ou fazer reuniões periódicas para mostrar à equipe quais foram os avanços nos últimos dias e quais serão os próximos passos.

 

3) Não assuma
Quando você controla um pequeno negócio, você pode achar que seu time já conhece a missão e o objetivo da empresa. De fato, muitas vezes ele pode mesmo estar por dentro de todos os projetos da companhia, porém é sempre bom lembrá-los com frequência da responsabilidade de cada um nesta missão.

 

Muitas vezes os chefes podem estar muito empolgados com suas ações e acabam presumindo que seus funcionários estejam na mesma sintonia que eles, no entanto é preciso ter calma e repassar as ações diversas vezes para ter certeza de que não vão esquecer nada.

 

4) Seja autêntico
Se você agir de maneira autêntica e não tentar manipular seu perfil ou ser uma pessoa que não está acostumado a ser, as chances de seu negócio avançar rapidamente são muito grandes. Sendo uma pessoa autêntica, você acaba atraindo muito mais pessoas para sua organização e aproxima os indivíduos que estão alinhados com seu objetivo.

 

5) Conheça seus obstáculos
Em geral, os empresários são otimistas e estão sempre certos de que estão caminhando para alcançar seus objetivos. Porém, temos que dar um passo atrás e entender os obstáculos que podemos enfrentar durante a conquista de cada uma das metas da empresa.

 

6) Estabeleça claramente as metas
Ao criar uma nova estratégia para trabalhar com seu time ou começar em uma área com uma equipe nova, é importante colocar no papel quais serão as metas da equipe para os próximos meses e qual será a responsabilidade de cada um dos integrantes da equipe para cumprir com o objetivo. Falar muitas coisas e não estabelecer prioridades pode acabar fazendo com que as metas se percam ao longo do caminho.

 

7) Acredite nas pessoas
Para conquistar a confiança dos membros da equipe e deixar que eles se sintam confortáveis para falar e contar em detalhes tudo o que acontece durante os períodos de crise, é preciso acreditar em cada um dos integrantes do time e elogiá-los sempre que possível.

 

8) Dê ao devidos créditos
Muitos empresários acabam muitas vezes se empolgando com a execução de novos projetos que acabam esquecendo de dar o devido crédito aos verdadeiros criadores da ação. É importante reconhecer sempre os membros de sua equipe e dar a chance de ter o nome deles comentado ao redor da empresa ou até mesmo de seus clientes.

 

9) Mantenha seu time engajado
Grandes líderes costumam desafiar a equipe e pressioná-los a fazer algo de novo pela empresa todos os dias. Perguntas do tipo “O que podemos fazer de novo nesta semana?” podem despertar a vontade de trabalhar ainda mais para alcançar seus objetivos.

 

10) Fique Calmo
Os líderes devem ajudar sua equipe a entenderem o que acontece no mundo afora e não deixar que o caos tome conta da empresa após a divulgação de notícias como o corte de funcionários de grandes empresas ou outras coisas relacionadas à crise econômica mundial.

 

 



Tags:

Aviso de cookies: Nós usamos cookies próprios e de terceiros para melhorar os nossos serviços , para análise estatística e para mostrar publicidade. Se você continuar a navegar considerar a aceitação de seu uso nos termos estabelecidos nos Política de Cookies.