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Será que chove hoje? Saiba como quebrar o gelo de uma forma eficiente

      
(Crédito: StockLite / Shutterstock.com)
(Crédito: StockLite / Shutterstock.com)

 

Essa história de que durante uma reunião de negócios só se fala sobre trabalho já virou lenda há muito tempo. É preciso ter algum assunto informal com seus clientes ou fornecedores para tornar a conversa mais amena.

 

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Mas muitas vezes nós não temos intimidade com essas pessoas e, por isso, nunca sabemos o que falar. São nesses momentos que recorremos ao clichê “será que chove hoje?”. Tampouco é necessário perguntar como vão família e filhos ou até querer saber o que o cliente fez no último final de semana. Você pode direcionar a conversa para assuntos proveitosos durante a reunião.

 

Imagine a situação:

 

Você acabou de entrar na sala do seu cliente para o primeiro encontro de vendas cara a cara. Vocês apertam as mãos e se sentam. Qual a maneira mais esperta de começar uma conversa?

 

Como quebrar o gelo 1: Elogia algo do escritório da pessoa, como uma foto familiar, um pôster motivacional na parede, a vista da janela ou qualquer outra coisa.

 

Como quebrar o gelo 2: Comenta sobre algo que apareceu recentemente no noticiário, como algum campeonato local ou algum evento grandioso.

 

Como quebrar o gelo 3: Faz alguma observação que permita que o possível cliente saiba que você já fez planos para os negócios

 

Se você respondeu com a opção 3, está absolutamente certo.

 

A opção 1 é totalmente desnecessária porque todas as pessoas que entram em um escritório fazem isso, se tornou clichê. É algo que o seu cliente já espera.

 

A opção 2 é igualmente sem sentido porque um evento esportivo local dificilmente está relacionado ao que você foi fazer lá. Isso não tem relevância para os seus negócios.

 

Ambas as opções mostram ao seu cliente que você não se importou em conhecer a companhia e como ela funciona. Já começar com uma observação que remeta aos negócios, como a 3, mostra ao seu negociados que você não está lá para bater papo ou perder tempo.

 

Uma vez que você tenha começado a conversa já voltada para os negócios, você pode continuar com uma pergunta que leva ao desenvolvimento das oportunidades de negociação.

 

Veja agora as dicas para fugir da conversa sobre o tempo e nunca mais fique sem assunto com os seus clientes:

 

 

Como quebrar o gelo:

“Eu vi no seu perfil no LinkedIn que você costumava trabalhar na indústria de telecomunicações. Qual foi o maior desafio que você encontrou, como executivo, se movendo para outra indústria?”

 

 

Siga no assunto:

“Eu sempre pensei que o tipo de alianças que são comuns na indústria das telecomunicações pode ser útil na nossa indústria, também. Se tivéssemos de forjar uma aliança estratégica, como poderíamos fazer isso de modo que ambas as empresas alcancem seus objetivos mais rapidamente?”

 

 

Como quebrar o gelo:

“Eu realmente agradeço você disponibilizar o seu tempo para a nossa reunião quando as coisas estão tão agitadas. Aposto que uma das razões para toda essa correria são as grandes mudanças que foram anunciadas na semana passada.”

 

 

Siga no assunto:

“Acredito que a minha empresa possa ser útil para ajudar a reduzir os estoques. Quando a nova administração olhar para o seu departamento, como eles irão determinar se seu inventário é executado de forma eficiente?”.

 

É simples não cair no assunto do clima. Evite as conversas mais parecidas com bate-papo e tente focar na sua credibilidade.

 

 


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