text.compare.title

text.compare.empty.header

Notícias

6 lições que os profissionais de Relações Públicas podem aprender com o Papai Noel

      
(Crédito: Denis Cristo / Shutterstock.com)
(Crédito: Denis Cristo / Shutterstock.com)

 

Menos de uma semana para o natal, a época mais feliz do ano. Mas isso não significa que nós vamos só aproveitar e esquecer completamente o trabalho e as responsabilidades.

 

» Siga o rastro do Papai Noel com o Google
» 20 coisas que os estudantes e profissionais de Relações Públicas devem fazer
» Os 10 melhores filmes sobre Relações Públicas de todos os tempos

 

Especialmente em profissões que não param nunca, como as Relações Públicas, não dá tempo de curtir o feriado e esquecer os clientes. Então veja uma lista com 6 coisas que os profissionais de RP podem aprender com o bom velhinho:

 

 

1. Faça uma lista. E cheque duas vezes

Já imaginou se o Papai Noel dá uma Barbie a uma criança que pediu um skate? Se o Papai Noel é capaz de fazer listas, um profissional de RP também é. Na profissão de Relações Públicas, fazer listas é uma tarefa crucial, por mais entediante que seja. Você não pode convidar as pessoas erradas para o seu evento, nem deixar que uma delas fique de fora por um descuido. E cheque novamente depois que a lista estiver pronta. Talvez até uma terceira vez.

 

 

2. Planeje, prepare e entregue

Para garantir que todos os pedidos sejam entregues na data certa, o Papai Noel planeja as entregas da temporada de natal com meses de antecedência. Em RP, não existem meses de antecedência para planejar. Às vezes não existem nem mesmo minutos para se planejar. Mas se você tiver sempre um plano para as situações de crise, ou para as oportunidades na mídia, estará pronto para a última fase, que é a entrega. Nunca prometa nada para a mídia se você não for capaz de entregar no deadline deles.

 

 

3. Compartilhe tudo

Alguma vez você já recebeu uma carta de desistência do Papai Noel? Ele protege, mas divulga a sua marca. No mundo da mídia, é assim que deve ser feito, também. Compartilhe o seu logo, suas imagens, seu conteúdo, etc. Deixe tudo disponível para os seus clientes, porém, lembre-se de manter tudo isso protegido.

 

 

4. Ho! Ho! Ho!

Essas são, provavelmente, as sílabas mais conhecidas do mundo. Mas se você tirar duas das três sílabas vai ficar sem entender nada. Essas três silabas se tornaram a marca pessoal do Papai Noel. Por isso os profissionais de RP devem respeitar e não tentar se envolver no trabalho de publicidade da empresa ou cliente, afinal, uma série de frases publicitárias ainda são lembradas por aí.

 

 

5. Boa reputação

Provavelmente o Papai Noel é a pessoa mais reconhecida em todo o mundo e nenhuma pessoa tem algo de ruim para falar sobre ele. Obvio que essa reputação levou muito tempo, talvez séculos, para ser construída. Deixe isso claro para os seus clientes, que uma boa reputação leva tempo e esforço para ser construída.

 

 

6. Mostre que você se importa

O Papai Noel está sempre associado a crianças e presentes. Isso é uma coisa fantástica para os clientes que querem mostrar que se importam cuidando de crianças carentes e necessitadas. O Natal é a época de se doar, mas por que parar por aí? Os profissionais de Relações Públicas precisam ser os responsáveis por garantir essa sensação durante o ano todo. Isso é ótimo para criar um laço entre a audiência e o seu cliente.

 

 


Tags:

Aviso de cookies: Nós usamos cookies próprios e de terceiros para melhorar os nossos serviços , para análise estatística e para mostrar publicidade. Se você continuar a navegar considerar a aceitação de seu uso nos termos estabelecidos nos Política de Cookies.