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7 maneiras de se desculpar no mundo dos negócios

      
Reconheça o erro sem ficar se culpando eternamente por ele
Reconheça o erro sem ficar se culpando eternamente por ele  |  Fonte: Shutterstock
  • Pedir desculpas é algo que não está bem visto no mundo dos negócios, pois é um sinal que demonstra debilidade.
  • Saber reconhecer os erros não significa pedir desculpas o tempo todo. Ninguém é perfeito e pode que valorizem o fato de você assumir uma falha.
  • Pedir desculpas não é tão complicado, mas aprenda como fazê-lo.

Todos nós corremos o risco de errar algumas vezes na vida. Apesar da tradicional desculpa de que “errar é humano”, precisamos estar preparados para assumir nossas falhas.

Devemos aprender a corrigir possíveis erros ao longo de nossa vida profissional.

Pedir desculpas pode ser uma maneira de separar o passado do presente e do futuro, encerrando o conflito e começando uma etapa nova. Se você errou ou deixou de cumprir com um objetivo, não tente desviar a culpa do erro para outras pessoas, e sim admita a falha e seja profissional na hora de se posicionar diante dos outros.

Separamos 7 dicas para te ajudar na hora de se desculpar de maneira profissional. Estas dicas servem não só para limpar sua imagem, como também para crescer profissionalmente. Confira:


1. Separe a desculpa da explicação

Não tente se desculpar e ao mesmo tempo dar motivos para ter se comportado daquela maneira diante de uma situação em específico. Use o momento somente para se desculpar e dizer que você realmente errou. Só tente explicar suas razões algum tempo depois de que sua desculpa tenha sido aceita, para não dar o tom de que você está tentando fugir da responsabilidade.

2. Procure abrir espaço para uma possível discussão

Ao se desculpar com alguém, procure abrir um espaço para que a pessoa mostre exatamente onde aconteceu o erro e o que pode ser feito para ser melhorado. No entanto, se você já tem em mente o que levou ao descuido, evite este tipo de discussão, que muitas vezes pode levar a um conflito ainda maior.

3. Peça desculpas pessoalmente

Não use a tecnologia para se comunicar com outra pessoa na hora de pedir desculpas. Apesar da praticidade do e-mail e do telefone, a melhor maneira de se reconciliar com uma pessoa é pessoalmente.

4. Não tente mostrar que você já domina o assunto depois de passar por um conflito

Na hora de pedir desculpas, pense e vá com algumas ideias em mente para resolver o problema e evitar novos erros. Porém, guarde suas ideias e primeiro pergunte à outra pessoa o que ela acha que é correto fazer para consertar o problema. Procure considerar as ideias e somente depois de ouvir o outro lado explique qual foi a solução que você pensou.

5. Assuma o erro

Apesar de ser fácil apontar os culpados, procure assumir o erro sozinho e deixe que cada profissional assuma sua fração de culpa. O melhor a fazer é passar logo por esta fase e procurar soluções para melhorar no futuro.

6. Pense no futuro

Ao invés de perder tanto tempo tentando se desculpar e encontrar maneiras de amenizar a culpa, tente oferecer alternativas para não cometerem o mesmo erro no futuro e aprimorar cada vez mais os processos dentro do ambiente de trabalho.

7. Não force novas discussões

Depois de ter suas desculpas aceitadas, procure não tentar levantar o problema novamente. Se outra pessoa insistir em discutir o que aconteceu, tente encerrar a conversa e dizer que você já encontrou uma solução para que o fato não se repita.

 

Não é necessário que você se flagele depois de ter pedido desculpas. Tente que a relação com seu contrário seja como era antes do problema e continue percorrendo o seu caminho.


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