Aprenda a estudar e tenha sucesso na faculdade

text.compare.empty.header
label.searchBox.help2
Robert Bjork, professor de psicologia na University of California, em Los Angeles, Estados Unidos, perguntou a seus alunos quais dicas eles dariam para um irmão mais novo que estaria começando a faculdade. As respostas, além de ótimas, eram muito entusiásticas.
» Conheça as 5 melhores formas de estudar
» 10 razões para estudar com um amigo para o Enem
» 5 dicas de motivação para estudantes
# Tente descobrir os tipos de provas que serão aplicados durante o curso e considere anotações que se encaixem com esses testes. O processo de estudo deve ser alinhado com a linha do teste, assim será muito mais fácil de transmitir o conteúdo durante a prova.
# Evite apenas ler os textos, livros ou anotações. Faça resumos, busque novos exemplos para aplicar o conteúdo e agrupe informações dentro de categorias similares. Isso faz com que você maximize o conteúdo disponível e se identifique melhor com cada tópico.
# Não estude sempre no mesmo lugar. Por quê? Variações de contexto resultam em mais memória e menos interferência. Estude em bibliotecas, com amigos, sozinho, com e sem barulho, etc.
# Elabore aquilo que você estuda. Faça conexões com o que já sabe e incorpore ao seu conhecimento geral.
# Seja cauteloso com professores que fazem você achar que sabe tudo de uma matéria. Sua impressão pode estar baseada no conhecimento dele ou dela e não no seu próprio.
# Ao final de cada período de estudo, faça perguntas que podem cair no teste e comece a próxima carga de estudo com essas mesmas perguntas para retomar o conteúdo.
# Teste a si mesmo ao invés de apenas ler ou revisar o material, essa recuperação de conteúdo é mais eficiente que a leitura e é similar a verdadeira prova.
# Enquanto faz a prova, restabeleça mentalmente suas condições de estudo. Lembre-se onde você estava, o que estava fazendo, onde anotou cada tópica e assim em diante.