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21 profissões novas da era digital

      
O sistema educativo está desajustado porque não oferece os perfis que o sistema produtivo demanda
O sistema educativo está desajustado porque não oferece os perfis que o sistema produtivo demanda
  • No panorama das crises econômicas das grandes potências e do desemprego encontramos novas profissões.
  • Essas novas carreiras têm uma única raiz comum: a internet e as novas redes sociais.
  • A maioria são oportunidades na rede que requere a aprendizagem de novas habilidades, reciclagem e uma visão em longo prazo.

No panorama das crises econômicas das grandes potências e do desemprego encontramos uma ponta de esperança: novas profissões, onde a demanda das empresas chega a superar a oferta de profissionais existentes.

Essas novas carreiras têm uma única raiz comum: a internet e as novas redes sociais. Contudo, segundo Francisco Bosch, diretor da empresa espanhola Infoempleo, os novos empregos são “oportunidades que muita gente desconhece”.

O diretor diz que os livros editados há 16 anos sobre carreirasuniversitárias já não servem mais. Outro problema: aponta Alejandro D. Doncel, fundador e diretor da KSchool, é que, “o sistema educativo está desajustado porque não oferece os perfis que o sistema produtivo demanda”. Porém, quais são esses novos empregos? A maioria são oportunidades na rede que requere a aprendizagem de novas habilidades, reciclagem e uma visão em longo prazo.

Confira a seguir algumas profissões e perfis das novas carreiras

1) Especialista em análise da web

São engenheiros ou matemáticos encarregados de medir os dados de audiência e publicidade de um site com a finalidade de melhorar seu posicionamento. Sua função principal consiste em interpretar a relação do marketing online com as informações retiradas das estatísticas.

2) Arquiteto de Informação

São os responsáveis pela estrutura e organização de um portal ou site com o objetivo de melhorar sua navegabilidade. Os arquitetos da informação planificam os elementos para um site seja mais acessível e trabalham em colaboração com programadores e designers gráficos.

3) Web Designer

Requer conhecimentos de computação gráfica e programas de design, assim como código HTML e Javascript. O web designer deve trabalhar para melhorar o aspecto de um site, sua acessibilidade e também a ordem e seu aspecto estético para atrair novos usuários.

4) Especialista em usabilidade

O novo profissional tem como principal missão conhecer o que os usuários buscam e querem. Esse pesquisador de mercado ou analista realiza estudos frequentes para saber o que os clientes gostariam que melhorasse no site. Seu saldo salarial varia de 18 a 42 mil euros mensais.

5) Editor de Conteúdo

São os novos jornalistas digitais. Se encarregam do conteúdo, redação e edição de artigos nas diferentes páginas da web, desde um site corporativo a um jornal digital.

6) Analista Funcional

Sua função consiste em analisar o funcionamento de novos aplicativos informáticos para que oferecer o máximo de rendimento.

7) Consultor de e-Business

O especialista em marketing analisa as necessidades de uma empresa na internet. Ele emprega diferentes estratégias para atrair cliente através da internet.

8) Responsável por e-Commerce

É responsável pelas vendas online de uma empresa. Sua missão consiste em ser a ligação entre a loja de uma página da web com a potência do publico consumidor.

9) Webmaster

Sua principal função é garantir que um portal online opere da melhor forma possível a nível técnico. Para alcançar o sucesso precisa gerenciar e coordenar uma equipe de técnicos. Segundo o guia INKS, é uma das melhoras profissões com perspectivas de trabalho em longo prazo.

10) Advogado especialista em internet

O advogado especialista em novas tecnologias trata de tópicos como a contratação online, comércio eletrônico, assinatura digital, proteção de dados, propriedade intelectual e gestão de conteúdos, condições gerais de contratação na web e problemática jurídica dos nomes de domínio, entre outras questões.

11) Responsável de Marketing de Filiais

É o intermediador entre empresas e anunciantes em uma categoria de publicidade onde os anunciantes só pagam quando há resultados nas traduzíveis em web visitas, vendas ou registros.

12) Diretor de Marketing Online

É o especialista em contratos publicitários na web e em criar campanhas de promoção de produtos. A função requere formação em Marketing, pesquisa de mercado, Estatística ou Sociologia.

13) Gerente de Produtos

Esta nova profissão do mundo web está centrada em identificar novas oportunidades, tendências e problemas para o desenvolvimento de produtos com êxito. Se encarrega de realizar as projeções de vendas e trabalhar de forma conjunta com o comércio. Além disso, analisa os resultados obtidos com os produtos já lançados no mercado.

14) Especialista em SEM (Search Engine Marketing)

É o especialista em marketing de um site para os buscadores. Decide a audiência para qual será dirigida a ação publicitária, as palavras chaves que irão patrocinar e como fazê-lo. Também estabelecem o orçamento necessário.

15) Especialista em SEO (Search Engine Optimization)

Os especialista em SEO se encarregam de posicionar os conteúdos em site para os buscadore, de maneira que o site se destaque entre as páginas da web por sua competência. A função do SEO consiste em identificar palavras chave, analisar competidores e conseguir que o site da empresa em questão lidere o ranking de motores de busca como o Google.

16) Administrador de Base de Dados

Mantém as bases de dados que compõe o sistema de informação de uma empresa. Devem ser especialistas em tecnologia da informação, ter conhecimentos de linguagem de consulta SQL e de DBMS para otimizar as consultas.

17) Programador

Criam os aplicativos de uma página na web e resolvem os problemas derivados de seu funcionamento. É um perfil com enorme demanda em todos os tipos de empresa.

18) Chefe de sistemas

Dirige de forma administrativa e técnica as atividades da área de processamento de dados na empresa, organiza a equipe de informática e seleciona o software e hardware que a companhia utiliza.

19) Técnico de Suporte

Instala, configura e se encarrega de manter os equipamentos informáticos da empresa. Também instala os programas necessários para o uso diário.

20) Trafficker

Encarregado de gerenciar, implementar e controlar o tráfico de uma página na web.

21) Gerente de Comunidades e Redes Sociais

Sua principal função consiste na comunicação da empresa com o público através das redes sociais como Facebook, Twitter e Linkedin. Uma de suas funções consiste em fomentar conversas e debates na rede e interagir com os comentários dos usuários sobre a empresa. Existem variantes na categoria dessa carreira com perfis conhecidos como Responsável por SMO ou Social Media Strategist.

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